Com o intuito de auxiliar as empresas a implantarem programas de compliance e que querem se organizar para estar de acordo com a legislação vigente, a Advocacia Souza Dantas apresentou o seu serviço de compliance – que propõe às organizações estarem de acordo com o código de ética, normas, políticas e procedimentos e registros, tendo a finalidade de prevenir, detectar e punir atos ilegais, antiéticos e de corrupção. A apresentação da nova área foi feita pelo sócio-fundador do escritório, Godofredo Dantas, juntamente com o especialista e coordenador de Compliance, José Guimarães.
Antes de apresentar o serviço para o público externo, o escritório, que neste ano completa 15 anos, começou a implantar o seu programa de compliance internamente. “Acreditamos no programa e nos seus benefícios. Por isso, começamos organizando a Advocacia Souza Dantas dentro de um modelo de gestão com base no Compliance, inclusive como exemplo de como atuaremos com clareza e eficiência nas empresas”, pondera Dantas.
Relevância
Estar em conformidade é algo necessário para todas as instituições, seja ela pública ou privada. Com sua larga experiência na área, o advogado, auditor e professor, José Guimarães, vê o compliance como algo importante para a sociedade atual, sobretudo durante este processo de mudanças no cenário político, onde a ética, integridade e combate à corrupção assumiram um papel relevante. “O Brasil está mudando e todo o programa de combate à corrupção, que já vem acontecendo a nível nacional, vai cobrar uma nova postura das organizações. Os desafios são superáveis para aqueles que forem implantar esse ‘modelo de gestão empresarial’, e as perspectivas são bastante positivas”, avalia Guimarães.