A Estação Campo da Pólvora da CCR Metrô Bahia recebe, a partir dessa terça-feira (16), a exposição inédita Jorge Amado 110. A mostra, que celebra no mês de agosto os 110 anos de Jorge Amado, é produzida pela Fundação Casa de Jorge Amado a partir de elementos do seu acervo, trazendo um recorte da obra de Amado e o perfil de 15 personagens – figuras únicas que traduzem a essência do povo, da cultura e da diversidade da Bahia, que tanto inspiraram o escritor.
Dono de uma obra numerosa, sempre privilegiando a Bahia como cenário de suas narrativas, Jorge Amado cativou o público e conquistou o mundo com suas histórias que foram largamente adaptadas para outras linguagens artísticas, tais como Gabriela, Cravo e Canela; Quincas Berro D’Água; Tereza Batista; Dona Flor e Seus Dois Maridos; Tieta e muito mais. São mais de 37 romances publicados, traduzidos para 49 idiomas em 57 países.
“Com sua rica e extensa obra literária, Jorge Amado levou a Bahia para todo o mundo e nós da CCR Metrô Bahia, junto com a Fundação Casa de Jorge Amado, queremos levar um pouco de Jorge, da sua grandeza e importância, para todos os baianos. Jorge é patrimônio da Bahia e temos muito orgulho de fazer parte desta linda homenagem aos seus 110 anos”, revela Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.
A exposição Jorge Amado 110 antecipa o tema da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) deste ano, que irá homenagear o escritor pelos 110 anos de seu nascimento, celebrados em 10 de agosto. “Jorge Amado privilegiou a Bahia e a sua gente nas suas narrativas. Acreditamos que celebrar os seus 110 anos comemorando os personagens é uma homenagem muito justa, aliada à perspectiva de que as gerações mais novas terão a oportunidade para despertar sobra a grandeza e a humanidade da sua criação”, pontua Angela Fraga, Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado.
Serviço
O quê: Exposição Jorge Amado 110
Quando: a partir de 16/08
Onde: Estação de Metrô Campo da Pólvora (Praça do Largo Campo da Pólvora, Nazaré)