Por Tatiany Carvalho*
A previsibilidade tirou o brilho da cerimônia do Oscar 2024, ocorrido no último domingo. Das 13 indicações, o filme Oppenheimer levou sete estatuetas. A discussão aqui não é sobre o merecimento da película – tida como favorita nesta edição da premiação dos melhores do cinema. O que trago para nossa análise é nosso comportamento dianteao que não nos surpreende mais. Muitas vezes temos muitos recursos à mão, mas não os usamos. Seja em um casamento já desbotado pela rotina do dia-a-dia a uma gestão de redes sociais que se restringe às postagens meramente ordinárias. Você acha mesmo que vai conseguir chamar a atenção do seu público com a velha receita básica do feijão com arroz?
Com atualizações sempre recorrentes em seus canais de mídias sociais, a Meta – dona dos aplicativos Instagram, Facebook, Messenger e WhatsApp – apresenta aos usuários novos recursos e ferramentas. Os vídeos, por exemplo, geram maior engajamento do que os cards estáticos. O tempo dos stories foi ampliado dos 30 segundos para um minuto sem cortes. Há até mesmo bonificações no Instagramque estão disponíveis para os que batem algumas metas definidas relacionadas ao número de publicações, sequência de publicações diárias nos stories, publicações de reels, entre outros indicadores que podem ser acessados no painel de estatísticas disponível para as contas comerciais.
Como gestores de marcas, é importante explorar melhor os recursos já disponibilizados que podem contribuir com maior alcance e engajamento dos usuários das redes. A constância em suas publicações, a produção de conteúdos alinhados aos interesses das personas mapeadas – representações fictícias de seu cliente ideal – são recomendações para conquistar a atenção de seus clientes.
Um estrategista de marca também precisa estar atento ao mercado. Quais conversas podem fazer sentido para sua marca? Que estratégias você também poderia aplicar para testar com sua audiência?
Um estrategista de marca também precisa estar atento ao mercado. Quais conversas podem fazer sentido para sua marca? Que estratégias você também poderia aplicar para testar com sua audiência? Inspire-se em cases que possam refrescar seus conteúdos e, com isso, despertar maior atenção de seu público.
Voltando ao Oscar. Os irmãos e vencedores do Oscar,FinneasO’Connell e Billie Eilish, usaram botons vermelhos em apoio ao cessar-fogo em Gaza – também houve protestos de manifestantes em Hollywood, com bloqueios de ruas, que conclamavam o fim da guerra entre Israel e o Hamas. No Brasil, a plataforma de streaming Max – antiga HBO Max – fez a transmissão ao vivo da cerimônia aberta ao público. Durante o evento, a empresa veiculou publicidade para destacar os benefícios para os assinantes. Esses dois exemplos ilustram bem a importância do planejamento da comunicação levando-se em consideração os eventos de oportunidade que podem nos ajudar a ampliar nossa voz no mercado.
Antes de finalizar, lembro que em 15 de março celebramos o Dia do Consumidor. Uma data importante que você pode explorar em sua comunicação. Mesmo sem ter planejado campanhas promocionais como sorteios ou ações de marketing de relacionamento, que tal sua marca anunciar sua política de atendimento ao consumidor? Que diferenciais você, enquanto marca, poderia destacar para reforçar como é importante tê-los por perto? Ainda dá tempo.
Planner da Semana
- A Rede Cinemaxfaz promoção com filmes do Oscar. Ao comprar ingresso e assistir a dois dos filmes que foram indicados, o cliente ganha outra entrada para assistir ao próximo filme. A promoção Passaporte Oscar Cinemark se estende até 20 de março. Em cartaz:Anatomia de uma Queda, Barbie, Os Rejeitados, Assassinos da Lua das Flores, Oppenheimer, Pobres Criaturas e Zona de Interesse.São válidos somente os ingressos comprados e resgatados pelo aplicativo da Rede e da Ingresso.com no período pré-estabelecido da ação promocional. Para adquirir o ingresso grátis, basta se dirigir à bilheteria do cinema de sua preferência e apresentar o comprovante das sessões anteriores.
- A 35° edição do Chocolat Festival, considerado um dos maiores eventos de chocolate e cacau da América Latina, será realizado de 14 a 17 de março, no Centro de Convenções Salvador. O público poderá conferir quem são os novos talentos do ramo, além de ter acesso a degustações e comercialização de produtos. O evento integra a programação do Origem Week Bahia, que retorna à capital baiana com a proposta de imersão nas tradições e riquezas da alimentação regional, com a valorização dos produtos e produtores do estado, apresentações culturais, artesanato, palestras, oportunidades de negócio e showcooking com chefs nacionais e internacionais. A entrada é aberta ao público mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
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