O município de Feira de Santana ganhou o primeiro Centro de Excelência em Zootecnia do país, uma unidade estratégica para a pecuária nacional e, em especial, para a Bahia. O equipamento foi inaugurado na última sexta-feira (26), por dirigentes da CNA, da Faeb e do Senar, com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do governador Jerônimo Rodrigues, e já inicia as matrículas gratuitas dos alunos a partir do próximo dia 6 de outubro.
Construído pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), seu presidente João Martins da Silva Júnior assinou o comodato entre o Senar Nacional e o da Bahia para concessão do equipamento, instalado em área cedida pela Prefeitura de Feira de Santana no Parque de Exposição.
Além de oferecer cursos gratuitos das principais atividades pecuárias da região e do Brasil, com destaque à equinocultura, o Centro de Excelência em Zootecnia promoverá o desenvolvimento econômico e social da região por meio da geração de emprego e renda a partir da formação de novos profissionais.
Na estrutura inaugurada em Feira de Santana serão oferecidos cursos a distância de Formação Técnica Profissionalizante do Senar, o curso presencial de técnico em Zootecnia, cursos de curta duração e/ou de especialização na área zootécnica, com ênfase na cadeia de equinos.
O presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins da Silva Júnior, observou que o equipamento vai atender mais de 50 municípios da região que fazem desta cidade seu polo. “Aqui temos um dos maiores criatórios de cavalos, que agora passa a contar com este centro, instalado em uma área de 21 mil metros quadrados, com 4.400 metros quadrados de área construída em oito módulos”, revelou.
A estrutura possui oito blocos modulares com salas de aula, laboratórios de biologia animal e vegetal (nutrição animal), de informática, biblioteca, área de convivência, pavilhão multiuso para aulas práticas e um auditório com capacidade para cerca de 200 pessoas.