Após passar por reparos, o felinario estará aberta ao público, neste sábado (12). A reabertura do espaço dedicado aos felinos faz parte da programação especial do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas – Zoo de Salvador, em comemoração ao Dia das Crianças. Além dos visitantes poderem desfrutar da belíssima paisagem do parque e conhecer inúmeras espécies da fauna brasileira, ainda poderão apreciar pinturas de grafites que retratam a nossa fauna, exposição de serpentes e visitação a vitrine do berçário.
De acordo a bióloga, Ana Cely Lima, a área denominada como felinário é uma das mais desejadas dos visitantes. “Esse é uma área muito querida por quem vem ao nosso parque e todos estão esperando ansiosamente por essa reabertura. A área de 270 metros quadrados passou por reparos e ficou pronta para visitação”, destacou.
O felinário fica situada após o mirante, para quem acessa o parque pela entrada superior – Alto de Ondina, e tem quatro felinos, sendo uma onça-pintada e uma parda, todas originais da fauna brasileira. A onça parda, também conhecida como sussuarana é encontrada na Caatinga e Cerrado baiano. Já a onça pintada, encontrada nos três biomas e corre risco de extinção.
A bióloga explicou que o zoo é dividido em áreas chamadas de “células” e conta com técnicos especializados em cada uma delas, além de estagiários, tratadores e equipes de campo, responsáveis tanto pelo cuidado dos animais quanto pelo auxílio aos visitantes, além de uma área dedicada a educação ambiental e berçário.
Vale ressaltar que existem regras de boa convivência no parque, tais como: fazer silêncio em frente aos recintos, não tocar, perseguir e nem alimentar os animais; entre outras. O zoo terá funcionamento normal das 9h às 17h, no sábado (12), com acesso pelas duas entradas, a superior situada no Alto de Ondina e a inferior pela Avenida Milton Santos.
Leia também: Senado autoriza empréstimos de R$1,6 bilhão para a Bahia