A sétima edição da Feira Literária de Mucugê 2024 (Fligê)acontece essa semana, entre os dias 24 e 28 de Julho na cidade de Mucugê e na Vila de Igatu, na Bahia.Com o tema Memórias e trilhas das Letras Diamantinas, os amantes da literatura terão cinco dias de evento com uma variada programação entre mesas literárias, debates, sessões de autógrafos, lançamentos de livros, espetáculos, shows musicais, exposições de artes visuais. Toda programação no cenário acolhedor e inspirador da Chapada Diamantina.
A curadora e anfitriã do evento, Ester Figueiredo, prepara com delicadeza cada detalhe da extensa programação que terá o escritor Itamar Vieira Junior como escritor homenageado. “Itamar, antes de receber os prêmios Jabuti e Oceano, já esteve na programação da Fligê no ano de 2019, que nesta edição abre espaço para conteúdo literário relacionado à escrita de escritores e escritoras que nasceram na Chapada Diamantina ou que usaram o território como tema e enredo de suas produções literárias”, pontua Ester Figueiredo.
Reconhecido mundialmente por seus sucessos “Torto Arado” (2019) e “Salvar o Fogo” (2023), Itamar tem uma longa história com a Fligê. Um mês após a publicação de “Torto Arado” pela editora brasileira Todavia, o escritor esteve na Fligê para o lançamento do seu livro e sessão de autógrafos. Com personagens fortes que lutam pelo direito à terra nos territórios da Chapada Diamantina, “Torto Arado” é um dos exemplos da força literária que inspira as Letras Diamantinas.
Este ano, um dos pontos altos da Fligê será a conversa literária com Itamar Vieira Junior e o cantor e compositor Rubel, abordando a interseção entre palavras e música, realizada no dia 25 de julho, às 20h, na Praça dos Garimpeiros. O evento terá shows gratuitos de artistas como Larissa Luz, que trará sua energia contagiante ao palco, Mariene de Castro e Roberto Mendes, que prometem encantar o público com o show Maria da Canção, e a performance e show de Luna Vitrolira, com “Aquenda – O amor às vezes é isso”. A programação inclui ainda a apresentação dos Filhos de Jorge, conhecidos por sua mistura de ritmos, além de diversas outras atrações que garantirão dias de muita literatura e música.
Programação multilinguagens
A literatura produzida na Chapada Diamantina e por seus territórios e imaginários é o fio que conduz as conversas e mesas literárias da Fligê 2024. Da prosa à poesia, a feira explora o rico acervo literário da produção baiana e mineira desde obras regionais até reflexões contemporâneas. “AFligê é um evento literário que impacta neste fluxo de conhecimento da literatura no campo nacional, é tratada como uma política do livro e da literatura com formação do público leitor, integrando diferentes públicos, crianças, jovens, pessoas idosas”, destaca a curadora.
O tema Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas está presente em uma programação multilinguagens, que abarca a literatura, mas também as artes visuais, com a expografia “Muagem: Oralituras Diamantinas”, de Adriana Camargo, e a programação do FligêCine. Com curadoria de Andréia Almeida, o FligêCine traz a Sessão Diamantina especialmente dedicada a filmes que trazem cenários e temáticas da região, como “Brilhos da chapada: Contos dos garimpos de Diamantes”, com presença da diretora Iris Verena; “Cascalho”, de Tuna Espinheira; e Chica, de Andréa Guanaes, com a presença do elenco.
A Fligê 2024 terá programação multilinguagens para todas as idades. Na Fligêzinha, as crianças têm um espaço próprio para ampliar a imaginação e o acesso aos livros e à leitura, com apresentações de espetáculos e muita contação de histórias.
Durante a Fligê+, o público jovem e os estudantes de escolas municipais e estaduais da região participam da programação e apresentam resultados de trabalhos pedagógicos com o tema da Fligê realizados durante o ano letivo.
Leia também: Neoenergia registra lucro de R$ 815 milhões