Com a conclusão da aquisição do Grupo BIG, um dos maiores negócios do varejo brasileiro, o Grupo Carrefour Brasil inicia uma nova etapa em sua trajetória de 47 anos no Brasil. O Grupo se posiciona como o maior empregador privado do país e consolida sua liderança com uma maior abrangência geográfica nas regiões Nordeste e Sul, expandindo seus formatos tradicionais de atacarejo e hipermercado, aumentando sua base de supermercados e ingressando em novos modelos, como o clube de compras Sam’s Club. Nos próximos meses, grande parte das lojas BIG será convertida para bandeiras do Grupo Carrefour, sendo a maioria para Atacadão.
O novo Grupo Carrefour Brasil contará com mais de 1000 pontos de venda e 150 mil colaboradores, representando quase 25% do mercado varejista do País. A complementaridade dos dois grupos enriquecerá o ecossistema de produtos e serviços do Grupo Carrefour Brasil, que atualmente atende a mais de 45 milhões de clientes por mês, e ampliará a sua base para mais 15 milhões de consumidores do Grupo BIG. No Nordeste, serão mais de 250 lojas, enquanto na região Sul o número de lojas vai triplicar, passando para aproximadamente 200 pontos de venda.
“Estamos vivendo um momento único em nossa trajetória no Brasil, criando um atendimento verdadeiramente integrado aos nossos clientes, não importa se fisicamente nas lojas ou em nossos canais digitais. Queremos fazer de nossa presença um forte impulsionador econômico e social, atuando em rede colaborativa com produtores e fornecedores locais, que ganham abrangência nacional por meio de nossa rede de lojas. Vamos trabalhar juntos, contribuindo com o desenvolvimento de produtos e serviços acessíveis e de qualidade para nossos clientes. Eles são e continuarão sendo o centro das decisões e terão uma experiência de excelência de serviços em todos nossos canais”, afirmou Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour
O pagamento pela aquisição, no valor de sete bilhões de reais, foi formalizado com a efetivação da transação financeira, que ocorreu 70% em dinheiro e 30% por meio de emissão de novas ações do Grupo Carrefour Brasil. A participação acionária da companhia fica distribuída da seguinte forma: 67.7% para o Grupo Carrefour Global; 7.2% para a Península Participações e 5.6% para Advent International e Walmart. Até o momento, o montante de sinergias identificadas pelo Grupo Carrefour Brasil, na união com o BIG, adicionará R$ 2 bilhões anuais ao EBITDA ajustado do Grupo a partir de 2025.
Novo Conselho
Com o objetivo de suportar e fortalecer o processo de integração, o Grupo Carrefour realizou mudanças em seu Conselho. A nova composição será submetida aos acionistas em assembleia extraordinária. Após esta aprovação, a empresa terá Alexandre Bompard (CEO global do Grupo Carrefour) como presidente do conselho e Abilio Diniz como vice-presidente. Entre os novos membros estão: Patrice Etlin (Managing Partner da Advent International na América Latina), Laurent Vallée (General Secretarie global do Grupo Carrefour); Elodie Perthuisot (Chief Digital Officer global do Grupo Carrefour); Claudia Almeida e Silva (membro independente) e Vânia Neves (membro independente). Esses se juntam a Matthieu Malige (CFO global do Grupo Carrefour e ex-presidente do conselho no Brasil); Jérôme Nanty; Claire du Payrat; Stéphane Maquaire; e Eduardo Rossi.
A Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, atualizou seu acordo de acionistas com o Carrefour Brasil, reafirmando seu compromisso de longo prazo com a companhia. Já a presença no Conselho de Patrice Etlin, da gestora de private equity Advent, permite que o processo de integração com o Grupo Big seja realizado com a experiência de quem tem um longo track record de sucesso e conhecimento intrínseco de toda a estrutura do Grupo Big.
Novo Comex
Esta nova etapa do grupo Carrefour Brasil também inclui mudanças em seu Comitê Executivo (Comex). Agora, são 12 executivos e executivas que respondem diretamente ao CEO Stephane Maquaire. A nova liderança tem equilíbrio entre profissionais que fazem parte do Grupo Carrefour, colaboradores que vêm do Grupo BIG e executivos do mercado. O Comitê Executivo se torna também mais diverso. Além de contar, de forma inédita, com a participação de quatro mulheres no topo da liderança da companhia (representando 33% do time), o grupo de executivos traz na bagagem experiências profissionais vividas em 15 países e 4 continentes, sendo composto por 4 nacionalidades diferentes.
Abaixo, o novo time:
- Ana Hieaux (nova integrante): Vice-presidente Jurídica e Compliance
- Carlos Mauad: CEO do Banco Carrefour Soluções Financeiras
- Catia Porto: Vice-presidente de Recursos Humanos
- Daniel Mora (novo integrante): CEO do Varejo
- David Murciano: Vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores
- Liliane Dutra (nova integrante): CEO do Carrefour Property, área imobiliária e ativos
- Marcelo Tardin (novo integrante): Vice-presidente de Transformação
- Marco Oliveira: CEO do Atacadão
- Maria Alicia Lima (nova integrante): Vice-presidente de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa
- Samuel James: Vice-presidente de Inovação e Digital
- Sébastien Durchon: Vice-presidente de Integração
- Vitor Faga (novo integrante): CEO do Sam’s Club