OGrupo Mateus – com sede no Maranhão e a terceira maior rede supermercadista do país – anunciou na manhã desta quarta-feira (29/5) que celebrou um memorando de entendimentos não vinculante (MOU) para assumir o controle dos negócios da rede Novo Atacarejo. O valor da potencial transação não foi informado.
O MOU prevê que, como resultado da potencial operação, que o Grupo Mateus deterá 51% e o Novo Atacarejo os outros 49% da sociedade resultante. O Novo Atacarejo é uma importante rede de atacarejo regional que, em 2023, alcançou mais de R$4,5 bilhões de receita bruta. Atualmente, opera um moderno centro de distribuição, 27 lojas em Pernambuco e duas lojas na Paraíba.
“A companhia e o Novo Atacarejo possuem modelo de negócios e direcionamento estratégicos similares, com acionistas de referência com forte histórico no setor de varejo de alimentos do Brasil. A família Assis, atual controladora do Novo Atacarejo, sempre se destacou por sua excelência na condução de negócios no setor de varejo alimentar, tendo sido fundadora da rede de supermercado Bretas, em Minas Gerais. A sociedade resultante aproveitará o conhecimento e experiência da família Assis, que continuará envolvida na gestão do dia a dia dos negócios após a conclusão da potencial operação”, diz o fato relevante do Grupo Mateus, assinado pelo vice-presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores, Tulio José Pitol de Queiroz.
No fato televante,o Grupo Mateus diz ainda que caso a potencial operação seja concretizada, tal movimento representará o fortalecimento da estratégia de expansão do Grupo Mateus na região Nordeste e o propósito da companhia e do Novo Atacarejo de fomentar a economia da região Norte e Nordeste do país contribuindo para a geração cada vez maior de empregos formais diretos e indiretos e, também, de oferecer aos clientes das bandeiras Mix Mateus, Mateus e Novo uma experiência cada vez mais completa.
“Se a potencial operação fosse concluída nesta data, a sociedade resultante teria 50 lojas em operação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Considerando os estabelecimentos que estavam em operação em 31 de dezembro de 2023, o faturamento bruto combinado da Sociedade Resultante seria de aproximadamente R$6,8 bilhões no exercício social de 2023”, diz a varejista.
História
A trajetória do Grupo Mateus teve início em Balsas, no Maranhão, em 1986. Com operações no varejo de supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e central de fatiamento e porcionamento consolidamos nossa marca entre as maiores do país e a maior do Norte e Nordeste.
A marca Mateus possui as bandeiras Mix Mateus, Mateus Supermercados, Hiper Mateus, Eletro Mateus e Camiño, além de uma plataforma de e-commerce e do aplicativo de descontos, o Mateus Mais.
A varejista conta com 254 lojas nos estados do Maranhão, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Pará, Piauí, Paraíba, Ceará e Alagoas.
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