O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inicia nesta segunda-feira (3) uma série de compromissos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém (PA), com foco em inteligência artificial sustentável e finanças climáticas, temas que antecedem sua participação na Cúpula de Líderes da COP30, marcada para o dia 6 de novembro.
Em São Paulo, Haddad participa de uma sessão sobre o desafio de atender às crescentes demandas energéticas da IA de forma sustentável, apresentando os avanços do Ministério da Fazenda no tema e sua relação com a reforma tributária e o Plano de Transformação Ecológica.
O ministro também se reunirá com a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribeira, para discutir as agendas de finanças climáticas entre Brasil e União Europeia, em meio às negociações do acordo Mercosul-UE. Ainda no mesmo dia, ele participa de um diálogo de alto nível sobre finanças climáticas, que vai debater instrumentos para ampliar investimentos em projetos verdes, incluindo o destaque ao Ecoinvest, iniciativa voltada à economia verde.
Durante o evento, está previsto o lançamento da Coalizão para o Mercado de Carbono, parceria entre o Brasil, a União Europeia e outros países, voltada a fortalecer mecanismos de precificação e integração de mercados de emissões.
Na terça-feira (4), Haddad tem reunião com representantes da sociedade civil e do setor privado para tratar do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), voltado ao financiamento de ações sustentáveis e regenerativas na Amazônia.
A programação segue no Rio de Janeiro, na quarta-feira (5), com participação na cerimônia do Earthshot Prize, que reconhece soluções inovadoras para desafios ambientais. A agenda se encerra em Belém, com a presença de Haddad na Cúpula de Líderes da COP30, onde as discussões devem girar em torno do TFFF e das finanças climáticas. A participação do ministro nos demais dias da conferência, entre 10 e 21 de novembro, ainda não foi confirmada.
Com informações do Correio Brasiliense


























