O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) acaba de liberar a licença prévia que atesta a viabilidade ambiental dos complexos eólicos Sento Sé I e II, localizados na zona rural do município de Sento Sé. O projeto contempla 18 parques, 224 aerogeradores e uma capacidade instalada de 940MW. O investimento previsto é da ordem de 800 milhões de euros (R$ 4,038 bilhões, na cotação atual). A expectativa é que a construção tenha início entre o fim deste ano e começo de 2023.
O projeto eólico foi desenvolvido pela Casa dos Ventos – uma das pioneiras e principais investidoras no mercado de energia renovável do Brasil. Em novembro passado, foram adquiridos pelo grupo espanhol Acciona – maior empresa de energia renovável 100% livre de combustíveis fósseis do mundo. A transação representa o primeiro passo para a entrada da Acciona no mercado brasileiro de geração renovável. A companhia também analisa outros projetos eólicos e fotovoltaicos para consolidar a presença no País com o objetivo de ser um agente ativo na transição energética de longo prazo e contribuir para a descarbonização da economia e da atividade empresarial.
A Acciona Energía estabeleceu a meta de dobrar seu tamanho e alcançar 20GW de capacidade instalada até 2025, com base numa carteira de 9,8GW de projetos em desenvolvimento avançado, aos quais serão somados agora os 940MW dos parques eólicos Sento Sé I e II.
O grupo Acciona está presente no Brasil há mais de 20 anos com a entrega de importantes projetos de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro, e o Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Atualmente é a responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, maior PPP da América Latina, e sua posterior operação.