Nesta terça-feira (18), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi oficialmente empossada como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo nos 190 anos de história do Parlamento baiano. A sessão solene foi conduzida pelo deputado Marquinho Viana (PV) e contou com a assinatura de 62 parlamentares, consolidando sua nomeação.
Ivana já exercia a função de forma interina desde o afastamento do ex-presidente Adolfo Menezes (PSD), após ter sido eleita 1ª vice-presidente da Casa em fevereiro deste ano. Em seu discurso, a deputada expressou sua gratidão aos colegas e enfatizou seu compromisso com um mandato coletivo e participativo. “Eu fiz questão de assinar esse termo de posse aqui no Plenário, porque eu quero dividir essa posse, esse mandato, com cada um de vocês, com cada deputado e com cada deputada desta Casa”, afirmou.
A presidente também destacou a atitude do deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na ALBA, que abriu mão de sua candidatura à vice-presidência em apoio a ela. “Eu quero expressar ao líder Rosenberg o meu muito obrigado, a minha gratidão pelo gesto que Vossa Excelência fez lá atrás, quando o senhor retirou o seu nome, apoiando o meu nome para a primeira vice. Devo muito ao senhor e ao seu espírito de grupo. O senhor mostrou o que é desprovido de uma vaidade”, destacou Ivana.
Com a posse definitiva da nova presidente, o parlamento baiano inicia a escolha do novo 1º vice-presidente da Mesa Diretora. A deputada Fátima Nunes (PT) é a principal candidata ao cargo, o que pode reforçar ainda mais a representatividade feminina na Casa.
Ivana Bastos assume o compromisso de fortalecer o Legislativo estadual, ampliar o diálogo entre os parlamentares e modernizar a ALBA. Sua gestão representa um avanço significativo para a política baiana e abre caminho para mais conquistas no cenário estadual.