Por Tatiany Carvalho*
O lançamento de uma nova marca exige um trabalho coeso e integrado em várias frentes de comunicação. De produto lácteo que encontramos nas prateleiras dos supermercados, a marca Piracanjuba agora dá nome ao Grupo Piracanjuba que acaba de ser anunciado ao público. E, para explicar a diferença entre marca e grupo, a campanha de comunicação apostou na criação de um vídeo institucional que explica ao consumidor a trajetória de um dos maiores grupos lácteos brasileiros, criado em 1955, no interior de Goiás.
O mais interessante neste filme é que o público pode acompanhar a dificuldade envolvida neste processo decisório que poderia ter resultado na mudança do nome do leite. Já imaginou os esforços de comunicação para te explicar que o seu leite preferido, aquele das embalagens azul e branca, e branca e vermelha e/ou branca e verde – a depender se você consome leite integral, semidesnatado ou zero lactose, passaria a se chamar por outro nome e, certamente, teria uma nova identidade visual?
Fato é que a marca do leite foi mantida, mas a marca corporativa do Grupo Piracanjuba passa a compor a estratégia de divulgação institucional e de produtos– com uma tipologia e logo diferentes da marca do leite, mas com semelhanças entre elas.E, o filme institucional explica o porquê das mudanças: “A expectativa é que o Grupo Piracanjuba possa alcançar segmentos para além dos lácteos, ampliando a conexão com o consumidor e permitindo o desenvolvimento em outras categorias, marcas e negócios.As mudanças foram devidamente planejadas, já que não abrimos mão da história e da conexão com os parceiros que construímos até aqui”, contam em seu site.
O trabalho de “rebranding” ou reposicionamento de marca – como assistimos recentemente com a Seara e Banco Itaú – implicam em ajustes no posicionamento ou mesmo na identidade visual
Além da marca de leite Piracanjuba, o Grupo reúne as marcas, LeitBom e as licenciadas AlmondBreeze, Ninho e Molico. O projeto de branding é assinado pela FutureBrand São Paulo. Com o filme, o consumidor é convidado a conhecer a história da companhia que teve origem com uma fábrica de manteiga na década de 50, mas que se transforma em um dos maiores grupos de alimentos do país. E, a gente pode entender melhor toda a história do Grupo – e suas apostas para o futuro – que nos gera um sentimento de pertencimento à sua trajetória que também faz parte da vida dos clientes.
As marcas são ativos de grande valor porque nos contam histórias, geram memórias afetivas e participam de nossas vidas por décadas – mesmo após um processo de encerramento de atividades de uma empresa. Mas, não são imutáveis. Ao contrário: elas se modernizam e acompanham tendências.
O trabalho de “rebranding” ou reposicionamento de marca – como assistimos recentemente com a Seara e Banco Itaú – implicam em ajustes no posicionamento ou mesmo na identidade visual. Com isso, o consumidor consegue identificar alterações que as podem tornar mais atraentes, leves e bonitas. Ou ainda, ajustes no tom de vozde sua comunicação e em sua personalidade de marca.
Vai abrir um negócio? Defina como ele se chamará com atenção: estude a pronúncia do nome, harmonia entre as palavras, se será fácil sua memorização pelo cliente, concorrentes e signos do mercado em que vai atuar.
Quer modernizar sua marca? Neste caso, saiba que qualquer alteração exige que você explique as razões envolvidas neste processo para que o seu público participe da nova etapa desta história.
Como dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”.
Para assistir o filme do Grupo Piracanjuba, acesse: https://shorturl.at/fhtGH.
Planner da Semana
- Maiara Liberato, criadora do canal Cabeça de Homem e especialista em educação corporativa, acaba de anunciar a incubação de sua mais nova empresa, a EQWETI (lê-se: Equity), no CIMATEC Startups. “A EQWETI nasce para trazer soluções e muita inovação para dois segmentos de mercado: ESG/DEI e Empreendedorismo, com dois focos de público, as organizações privadas/ públicas e as instituições de ensino”, afirma.
- A Alacazim Editora está com uma nova sede, no Caminho das Árvores. A programação de atividades contempla rodas de conversas, clubes de leitura, oficinas de poesia, oficinas de arte, além da publicação de livros. Heloisa Lima afirma que o público terá “um espaço de encontros, de atenção e presença, de acolhimento e desenvolvimento, de realizações e partilhas, de provocar pensamentos, de aprimoramento”. Participe!
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas. E-mail: tatiany@frenteeverso.com Instagram/@eutatianycarvalho