BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais
Kimberly-Clark Camaçari

Fábrica de Camaçari tem como prioridade o abastecimento das regiões Norte e Nordeste do país, mercados estratégicos para a companhia

Kimberly-Clark amplia a capacidade da fábrica de Camaçari em 40%

Companhia lidera agenda de transformação e aposta em inovações para ampliar sua capacidade e continuar oferecendo soluções únicas para o consumidor

REDAÇÃO por REDAÇÃO
16/01/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, avança em seu plano de transformação e crescimento sustentável no Brasil. Entre os anos 2023 e 2024, a companhia investe R$500 milhões para aumentar sua capacidade operacional e impulsionar estratégias de comunicação e marketing no Brasil, por meio de novas tecnologias. Como decisão de negócio, aproximadamente metade do valor foi alocado na operação ao longo do ano de 2023 e, para este ano, a outra metade abrangerá iniciativas que reforçam o lugar central do consumidor nas estratégias das marcas Huggies, Intimus e Plenitud.

Dados da Euromonitor  apontam que o setor brasileiro de cuidados pessoais representa US$30 bilhões em valor de vendas a consumidores finais, conquistando o quarto lugar no ranking global. De acordo com a Nielsen, até 2025, há uma perspectiva de aumento de 39% do consumo em valor de vendas na categoria, elevando o faturamento do setor de R$5,6 bilhões para R$7,8 bilhões.

Atenta a esse cenário, a companhia investiu em uma nova linha de produção na fábrica de Camaçari, na Bahia, em 2023, para ampliar em 40% a capacidade produtiva da unidade, que tem como prioridade o abastecimento das regiões Norte e Nordeste do país, mercados estratégicos para a companhia.

Em sua jornada de transformação no Brasil, a Kimberly-Clark tem investido consistentemente em inovação: em 2023, aumentou em 20% o capital alocado para esse propósito, em relação ao ano anterior. O país já abriga o Centro de Inovação regional, na planta de Suzano (SP), onde a companhia desenvolve novas tecnologias e produtos para atender ao mercado local e aos demais países da América Latina. Nesse sentido, o volume de exportações para a região deve crescer 15% até o final de 2024.

“O Brasil é prioridade para a estratégia de negócios da Kimberly-Clark no Brasil, sendo o quarto maior mercado da companhia no mundo e, desempenhando um papel de protagonismo em operações, inovações e na forma como atuamos. Concentramos nossos esforços para transformar a maneira como atuamos e continuar desenvolvendo o negócio no mercado e nos tornarmos líderes em todas as categorias que atuamos”, afirma Cláudio Vilardo, presidente da companhia no Brasil.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Confirmando a relevância do Brasil para a estratégia global da Kimberly-Clark, o país receberá 10% do montante global de investimentos em tecnologia este ano, para aprimorar os processos desde a operação até a casa dos consumidores. O capital será aplicado em melhorar a experiência do consumidor por meio da personalização de serviços e na automatização de processos comerciais e operacionais, com uso de softwares com inteligência artificial embarcada.

Na fábrica de Suzano (SP), por exemplo, o investimento foi concentrado em um novo maquinário e na transformação digital da unidade, por meio de soluções para controle de produção e qualidade, monitoramento e gestão de indicadores.

SUSTENTABILIDADE

O investimento da companhia em sua operação no Brasil destina-se, também, a promover aprimoramentos que atrelem inovação e sustentabilidade, um tema urgente e que é, cada vez mais, uma prioridade para o consumidor. Estudos recentes, como o da McKinsey, revelam que os brasileiros estão cada vez mais preocupados em acessar produtos e serviços sustentáveis.

Um exemplo dessa preocupação da companhia é o aumento do uso de materiais sustentáveis na fabricação de produtos. A linha Natural Care, de Huggies, usa fibras naturais em suas fórmulas e a linha de banho, da mesma marca, conta com embalagens compostas de 97% de plástico reciclado e são 100% recicláveis e reutilizáveis.

Já na operação, a nova linha de produção da fábrica de Camaçari, dedicada a produtos de cuidados pessoais, é mais eficiente, não usa água em seu processo de fabricação e sua tecnologia traz aumento na eficiência sem que haja incremento no consumo de energia elétrica.

A sustentabilidade guia e permeia a estratégia de negócios da companhia, que traçou a meta global de impactar positivamente 1 bilhão de vidas até 2030, a partir de diversas iniciativas de impacto social e ambiental. Globalmente, a companhia já traz em 98,3% de seus produtos embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

O Brasil já alcançou o marco de zerar o envio de materiais excedentes das unidades produtivas para aterros em 2019, dois antes do previsto. Em 2022, suas unidades reduziram consideravelmente o consumo de água – 9% em Camaçari e 15% em Suzano. Com seus programas sociais e campanhas de marca direcionadas a um propósito comum, a Kimberly-Clark Brasil impactou mais de 11,5 milhões de vidas só em 2022 e nesse mesmo ano, 1,3 milhões de produtos foram doados para instituições como Mesa Brasil SESC, Plan International e Aldeias Infantis SOS.

CONSUMIDOR NO CENTRO

A companhia continua aprofundando o desenvolvimento de experiências de usuário únicas no mercado brasileiro. Para isso, aumentou em 40% seus investimentos para aprimorar ações de proximidade com o consumidor, investindo em plataformas proprietárias de suas marcas, além de pesquisas para entender e acompanhar os hábitos de cuidados pessoais – e assim, oferecer soluções únicas e relevantes para esse público.

A Kimberly-Clark acompanha a jornada de vida de seus consumidores por meio de suas marcas Huggies, Intimus e Plenitud. Especialmente para as mulheres, está presente em momentos importantes de suas vidas, desde quando menstruam pela primeira vez, quando se tornam mães e acompanhando-as até a maturidade.

“Estamos sempre atentos às novas tendências de comportamento e consumo para integrá-las à nossa estratégia de negócios. Acreditamos que a união de inovação ao propósito de cuidado deve permear todas as nossas marcas, criando uma base sólida, que nos ajude a alcançar nossos objetivos. Essa estratégia visa o bem-estar e amplia oportunidades em escala global”, finaliza Cláudio.


Leia também: AES Brasil realiza projeto de inclusão produtiva e acesso à água em Tucano

Tags: BahiaBrasilCamaçaridestaqueKimberly-Clark
Artigo Anterior

Salvador regulamenta programa que estimula construção de imóveis

Próximo Artigo

Emirates vai recrutar cinco mil tripulantes de cabine

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peça promocional do evento
Negócios

Networking e empreendedorismo no Hub Lighthouse com o Marcas Baianas

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES
Negócios

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES

Embarcação Cassi
Negócios

Travessia Salvador-Itaparica em 12 minutos? Nova aposta da Cassi Turismo garante acesso mais rápido a destinos procurados do litoral.

Próximo Artigo
Emirates

Emirates vai recrutar cinco mil tripulantes de cabine

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Marcelo Silvestre, CEO da Galvani Fertilizantes

CEO da Galvani Fertilizantes detalha investimento de R$ 1 bilhão na Bahia

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Alunos da rede pública de ensino

Jerônimo Rodrigues oficializa programas de CNH gratuita para estudantes e inscritos no CadÚnico

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Lula avalia vetar taxação federal de compras internacionais até US$ 50

Brasileiros gastaram quase R$ 15 bilhões com encomendas internacionais em 2024

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

Homem escrevendo com uma mão e segurando uma carteira de trabalho com a outra

Setor de serviços puxa crescimento do emprego formal no Nordeste

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

Lula avalia vetar taxação federal de compras internacionais até US$ 50

Brasileiros gastaram quase R$ 15 bilhões com encomendas internacionais em 2024

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

Brasil participa de programa de descarbonização da indústria com investimento de US$ 250 milhões

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

ONU lança apelo global pelo uso da IA no progresso social

Homem escrevendo com uma mão e segurando uma carteira de trabalho com a outra

Setor de serviços puxa crescimento do emprego formal no Nordeste

indicador

Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.