O Banco Central (BC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmaram nesta semana um vazamento de proporções inéditas envolvendo chaves Pix. De acordo com os órgãos, dados cadastrais de 11.003.398 pessoas foram expostos entre os dias 20 e 21 de julho, em um incidente que comprometeu informações de 46.893.242 chaves Pix armazenadas no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud).
O Sisbajud é a plataforma que permite a juízes acessarem informações financeiras e bloquearem ativos de devedores. O sistema conecta o Judiciário ao Banco Central e é utilizado para o cumprimento de ordens judiciais, substituindo o antigo BacenJud.
Segundo nota divulgada inicialmente pelo CNJ, haviam sido acessados apenas os dados de nome, chave Pix, banco, número da agência e número da conta. No entanto, o BC e o CNJ esclareceram posteriormente que a exposição foi mais ampla, incluindo também CPF, tipo de conta, situação da chave Pix, além das datas de criação e exclusão da chave.
Apesar da quantidade expressiva de dados atingidos, os órgãos reforçaram que não houve violação de informações financeiras protegidas por sigilo bancário. Não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, afirmaram CNJ e BC. Além disso, o episódio foi classificado pelo BC como de baixo impacto potencial para os usuários.
Este é o maior vazamento de dados relacionados ao Pix já registrado desde a implementação do sistema em 2020. Antes disso, o maior número de chaves expostas em um único incidente havia sido de 414,5 mil, em agosto de 2021.
Em relação às medidas adotadas, o CNJ afirmou que não utilizará qualquer meio para se comunicar com os afetados, “Oportunamente será disponibilizado canal exclusivo para consulta ao cidadão e sua divulgação se dará pelo endereço oficial do Conselho pelo sítio www.cnj.jus.br”, reforçou o órgão.
O Banco Central destacou ainda que foram iniciadas as devidas apurações internas, e divulgou a informação do vazamento pelos princípios de transparência.