O franchising brasileiro comemora os resultados alcançados em 2022. O setor de franquias registrou crescimento de 18,7% no terceiro trimestre deste ano comparado a igual período de 2021. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com o estudo, feito em parceria com a BR Insights, o faturamento do setor saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no período.
Na Bahia, tendo em vista o forte potencial econômico, houve um crescimento de 48,4% no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 2,2 bilhões de faturamento. Já em número de unidades, o mercado baiano registrou uma expansão de 3,0%, totalizando 6.938 operações.
Os segmentos que mais faturam no Estado são Saúde, Beleza e Bem-Estar (27,2%), Alimentação – Food Service (17,1%) e Serviços e Outros Negócios (16,1%). Estes três segmentos também foram os que mais se expandiram em todo o Estado da Bahia.
As pesquisas da ABF e sondagens com redes de todo o País sinalizam que este movimento está muito ligado ao reaquecimento da atividade econômica e da vida social, com o consumidor retomando hábitos nas áreas como alimentação fora do lar e turismo com a reabertura total do comércio.
Tradicional porta de entrada para o mercado de trabalho, o setor de franquias no Brasil totalizou aproximadamente 1,579 milhão de pessoas empregadas diretamente neste terceiro trimestre, ante 1,388 milhão no mesmo período do ano anterior, o que equivale a uma alta de 13,8% no número de empregos diretos gerados pelo franchising nos meses analisados. Na Bahia, esse índice foi de 8,9%, totalizando mais de 59 mil novos postos de trabalho formais.
ABF
A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores.
Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.
A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.