Com foco na inclusão de populações historicamente excluídas do sistema financeiro, a Associação Baiana das Organizações de Microfinanças e Microcrédito (ABOMCRED) desenvolve, em parceria com a ECLOF International, uma ação estratégica para fortalecer a atuação de instituições de microfinanças na Bahia.
A iniciativa tem apoio da ABCRED (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças). Com sede na Suíça e presença em 14 países, a ECLOF é uma rede que oferece serviços financeiros e sociais com foco na dignidade humana e na autossustentabilidade.
A meta da parceria é ampliar o acesso ao microcrédito e fomentar a geração de renda em regiões marcadas por altos índices de informalidade e desemprego. Hoje, a Bahia tem a segunda maior taxa de desemprego do país e metade da força de trabalho atuando na informalidade.
Segundo Ilana Queiroz, presidente da ABOMCRED e diretora executiva da ICC Itabuna Solidária, a parceria já resultou na realização de workshops e processos de planejamento estratégico, mas vai além do apoio técnico. As instituições baianas passam a ter acesso a fundos internacionais destinados ao desenvolvimento de novos serviços, como crédito habitacional e capacitações para microempreendedores. Entre os públicos diretamente beneficiados estão pequenos agricultores, empreendedores informais e famílias de baixa renda.
“No nosso caso, trata-se da troca de experiências internacionais e da ampliação da oferta de produtos e serviços financeiros para populações que nunca tiveram acesso ao sistema bancário. Muitas pessoas estão desempregadas ou na informalidade, e o microcrédito pode ser uma alternativa real de geração de renda e dignidade”, enfatiza Ilana.
Para Isabel Baggio, presidente da ABCRED, “é fundamental que as instituições de microfinanças invistam continuamente no seu aperfeiçoamento. Melhorar processos, qualificar a gestão e ampliar a capacidade de atendimento é o que permite levar o microcrédito a mais pessoas, com mais eficiência e impacto social”.
A ABOMCRED reúne quatro organizações baianas: CEAPE Bahia, CEADE, ICC Itabuna Solidária e ICC Conquista Solidária.