BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

Missões empresariais da Bahia rendendo frutos na França e em Portugal

Com o apoio do Centro Internacional de Negócios da Bahia da Federação das Indústrias empresas baianas desvendam oportunidades no mercado europeu

REDAÇÃO por REDAÇÃO
03/12/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Mel e produtos derivados

Mel baiano ganha mercado na Europa

Share on FacebookShare on Twitter

Sabe aquela percepção que somente quem “coloca o pé na areia”, como se diz, consegue ter? Foi o que aconteceu com as empresárias Genna Souza, da Melinda/Vida Natural, e Erica Rosa, da Pétalas Lingerie. No final de outubro e início de novembro, elas participaram de duas missões empresariais articuladas pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e marcaram presença em eventos importantes da agenda de internacionalização do Programa Origem Bahia.

Capitaneada pelo Centro Internacional de Negócios da Bahia (CIN/Fieb), uma delegação de empresários baianos participou das missões comerciais Origem Brasil  Portugal, realizada na cidade do Porto, entre 24 a 27 de outubro, e do Salon du Chocolat, em Paris, de 28 de outubro a 3 de novembro.

As missões comerciais foram uma iniciativa da Rede CIN, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Apex Brasil  e contaram com o apoio do Sebrae, em Portugal, os parceiros conseguiram mobilizar 72 empresas brasileiras, sendo 14 da Bahia. Já para o Salon du Chocolat de Paris, foram 39 empresas participantes, nove delas baianas.

Voltando à experiência do “pé na areia”, Genna Souza e Erica Rosa estavam lá e puderam conferir de perto as oportunidades que a internacionalização oferece. Empresária produtora de mel de abelha sem ferrão e de própolis vermelha, Genna Souza, 50 anos, empresária do sudoeste da Bahia, da Melinda/Vida Natural, conseguiu entender por que uma primeira iniciativa de internacionalização do mel que ela produz não teve êxito na Europa.

“O Europeu não faz ideia do que é o mel de abelha sem ferrão, que é um mel especial, mais suave”, conta a empresária, que atribui ao CIN/Fieb o fato de não ter desistido de exportar o seu produto e de ter recebido o apoio necessário para internacionalizar. “Desde o ano passado tenho participado destes eventos e identifiquei quais eram os caminhos para exportar meu produto”, revela.

Antes de entender este passo a passo, ou, para não fugir da metáfora, de colocar o pé na areia, ela conta que tentou estruturar a exportação do mel sem ferrão, mas o desconhecimento do produto no mercado europeu inviabilizou o avanço do negócio. “A articulação da Fieb, a participação nos webinars e workshops promovidos pelo CIN foram de fundamental importância”, acrescenta.

Depois de entender como tudo funciona, Genna conseguiu abrir uma empresa na França, a BrazAbelha, ao identificar os parceiros certos para fazer este intercâmbio comercial internacional.

OPORTUNIDADES

Estar in loco foi importante também para Erica Rosa, 42 anos, criadora da marca Pétalas Lingerie, do ramo de moda praia e lingerie. Em Portugal e em Paris, a empresária de Vitória da Conquista pode conhecer melhor as expectativas e entender o que precisa ser feito para competir no mercado europeu.

“Foi uma experiência bastante relevante. Não conhecia o mercado da Europa e, em Portugal, tivemos oportunidade de apresentar nossos produtos. Fizemos um desfile e tivemos oportunidades de conexão com empresários do setor de moda”, explica Erica.

A empresária retornou convicta de que há um mercado lá fora para seus produtos. Na passagem por Paris, Erica revela que manteve contato com uma empresária do setor de moda da França e obteve um feedback sobre os produtos da sua marca e novas perspectivas. “Entendemos melhor como é a cultura deles e nosso próximo desafio é poder participar de feiras específicas de moda e vestuário”, planeja.

RODADAS DE NEGÓCIOS

Além de aproximar empresários, fornecedores e distribuidores, as missões empresariais no Porto e em Paris também incluíram rodadas de negócios. No Porto, foram 11 compradores internacionais, de Portugal, Espanha e Reino Unido, totalizando uma estimativa de negócios, segundo os compradores, da ordem de R$ 14 milhões.

Uma das iniciativas da missão foi a montagem do showroom Origem Brasil, realizada na Casa Brasiliana, e a realização de um evento promocional Sabores da Bahia. No Chocolat Portugal Festival, foi montado o stand Origem Brasil, com produtos nacionais.

Já na Missão Empresarial Origem Brasil Paris/França 2024, realizada de 29 a 3 de novembro, a rodada de negócios contou com seis compradores internacionais da França e Bélgica, fechando com estimativa de negócios realizados da ordem de R$ 6 milhões. O evento promocional Origem Brasil foi realizado na Embaixada do Brasil em Paris, bem como o showroom Origem Bahia, no Salon du Chocolat.


Leia também: Hub LightHouse destaca crescimento da atuação com parceiros do Nordeste

Tags: BahiaBrasilCNIdestaqueFiebFrançamelPortugal
Artigo Anterior

Hub LightHouse destaca crescimento da atuação com parceiros do Nordeste

Próximo Artigo

Aeronaves da Latam se chocam no Aeroporto de Congonhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peça promocional do evento
Negócios

Networking e empreendedorismo no Hub Lighthouse com o Marcas Baianas

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES
Negócios

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES

Embarcação Cassi
Negócios

Travessia Salvador-Itaparica em 12 minutos? Nova aposta da Cassi Turismo garante acesso mais rápido a destinos procurados do litoral.

Próximo Artigo
Latam

Aeronaves da Latam se chocam no Aeroporto de Congonhas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Palestra no Detran-BA discute os riscos da combinação entre álcool e direção durante o Maio Amarelo

Palestra no Detran-BA discute os riscos da combinação entre álcool e direção durante o Maio Amarelo

Moda-Brasil-24x23

Setor de moda movimentará mais de R$240 bi em 2024

Foto Ilustração/ HAZEM BADER/AFP via Getty Images)

Holding potiguar de combustíveis investe em fábrica de bebidas na Bahia

Em Salvador, Defensores públicos lançam campanha nacional por Justiça Climática e Social

Em Salvador, Defensores públicos lançam campanha nacional por Justiça Climática e Social

Card de divulgação do podcast

Podcast ENTRE VIAS estreia 2º episódio com tema: “União Estável Virtual e Traição Virtual”

Foto Ilustração/ HAZEM BADER/AFP via Getty Images)

Holding potiguar de combustíveis investe em fábrica de bebidas na Bahia

Espaço do evento no centro de convenções

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública

Turistas no Pelourinho

Pesquisa IBGE aponta que a Bahia mantém liderança no turismo nacional

IBGE e Conab mantêm estimativas positivas para safra de grãos baiana em 2025

IBGE e Conab mantêm estimativas positivas para safra de grãos baiana em 2025

Nelson e Anne Wilians representarão o Brasil no “Brasil Global 200 Anos” em Cannes

Nelson e Anne Wilians representarão o Brasil no “Brasil Global 200 Anos” em Cannes

Mariangela Hungria

Cientista da Embrapa é laureada com Prêmio Mundial da Alimentação, reconhecido como “Nobel” da agricultura

Foto Ilustração/ HAZEM BADER/AFP via Getty Images)

Holding potiguar de combustíveis investe em fábrica de bebidas na Bahia

Espaço do evento no centro de convenções

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública

Turistas no Pelourinho

Pesquisa IBGE aponta que a Bahia mantém liderança no turismo nacional

IBGE e Conab mantêm estimativas positivas para safra de grãos baiana em 2025

IBGE e Conab mantêm estimativas positivas para safra de grãos baiana em 2025

Nelson e Anne Wilians representarão o Brasil no “Brasil Global 200 Anos” em Cannes

Nelson e Anne Wilians representarão o Brasil no “Brasil Global 200 Anos” em Cannes

Mariangela Hungria

Cientista da Embrapa é laureada com Prêmio Mundial da Alimentação, reconhecido como “Nobel” da agricultura

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

Ricardo Vicente Bastos

A importância da conformidade com a LGPD: questões práticas e direitos dos titulares de dados

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.