A Multiplan Empreendimentos Imobiliários (MULT3) divulgou, nesta quinta-feira (25/04), os resultados operacionais e financeiros do 1º trimestre de 2024. Um dos destaques do balanço foi o crescimento de dois dígitos na receita bruta, com uma evolução 13,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando R$563,9 milhões.
Em 2024, a Companhia completa 50 anos e segue com atuação forte e consistente. Impulsionada por uma estratégia de crescimento a longo prazo, a empresa foca na expansão e revitalização de seus ativos, bem como na diversificação do mix de produtos e serviços.
E isto já pode ser notado nos resultados do primeiro trimestre deste ano: as vendas da Multiplan somaram R$5,1 bilhões, o que representa uma alta de 10,6% vs. 1T 2023. Todos os 20 empreendimentos registraram crescimento nas vendas em comparação ao ano anterior, sendo em seis deles uma evolução acima de 15%. Já o lucro líquido, que dobrou nos últimos cinco anos, foi 28,9% superior ao 1T 2023, chegando a R$ 267,0 milhões.
“Esse é um ano especial para a Multiplan, em que comemoramos 50 anos de trajetória. E apresentar um crescimento sólido e consistente em nossa primeira divulgação de resultados de 2024 mostra a capacidade da Companhia de se reinventar ao longo do tempo e continuar evoluindo. Seguimos focados em atender às necessidades do cliente, com investimentos em inovação, infraestrutura e serviços”, aponta Eduardo K. Peres, presidente da Multiplan.
A taxa de ocupação média nos três primeiros meses do ano foi de 95,7%, em linha com o crescimento dos últimos trimestres, sendo o ParkShoppingBarigüi (PR) o empreendimento de ocupação mais elevada, com 99,3%. O portfólio da Multiplan também segue em evolução e a atividade comercial da empresa registrou um turnover de 12.630 mil m² (1,4% da ABL total), com 106 novas lojas locadas no 1T24.
Com foco em proporcionar cada vez mais experiências e serviços aos consumidores, o segmento de Alimentação & Áreas Gourmet manteve-se forte no período: as Vendas nas Mesmas Lojas cresceram, no primeiro trimestre de 2024, 13,7% vs. 2023, o maior aumento entre os cinco segmentos (Artigos do Lar & Escritório, Artigos Diversos, Vestuário, Serviços, Alimentação & Áreas Gourmet). Além disso, foram realizados 321 eventos, número 24,9% superior ao do primeiro trimestre de 2023.
Outro ponto de destaque é a inadimplência líquida, a menor já registrada em um primeiro trimestre, 1,2%, contribuindo para uma melhor gestão de capital.
A Multiplan investiu no 1T24, um total de R$139,9 milhões em Capex, considerando expansões e revitalizações. A maior parte deste valor foi alocada nos projetos do Park Shopping Barigüi (PR) e Diamond Mall (MG). Além disso, retornou R$ 124,0 milhões aos acionistas via Juros sobre Capital Próprio e o Programa de Recompra de Ações.
Em abril, a Companhia anunciou ainda, que exerceu o seu direito de preferência relacionado à aquisição dos 9,0% restantes de participação no ParkJacarepaguá. A transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes.
EXPANSÕES E REVITALIZAÇÕES
Com um investimento de R$1,5 bilhão, a Multiplan possui, atualmente, sete projetos de expansão mapeados, dos quais quatro já estão em construção: Park Shopping Barigui (PR), Diamond Mall (MG), Morumbi Shopping (SP) e Parque Shopping Maceió (AL). Esta última, recém-lançada em abril, adicionará 45 novas lojas ao empreendimento, levando mais opções de compra e lazer ao Nordeste.
As outras três – Park Shopping (DF), Jundiaí Shopping (SP) e Park Shopping SãoCaetano (SP) – estão em fase de desenvolvimento.
A empresa tem um potencial total de crescimento de cerca de 1 milhão m². Destes, 200 mil m² para shopping center e quase 800 mil m² de área potencial para venda de projetos multiúso.
Para além das expansões, a Multiplan concluiu, neste primeiro trimestre de 2024, a revitalização do NewYorkCityCenter, no complexo do BarraShopping (RJ). O novo espaço impulsionou um aumento de 42,0% nas vendas, quando comparado ao 1T23. Além disso, o segmento de Alimentação & Áreas Gourmet teve um crescimento de vendas de 51,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que demonstra a estratégia acertada de se investir em ativos próprios.
IMOBILIÁRIO
A receita com vendas de imóveis do segmento imobiliário dobrou (+ 114,1%) em relação ao 1T23, tendo o Golden Lake (Porto Alegre/ RS) atingido receita de R$22,0 milhões. O primeiro bairro privativo da região conta com estrutura inédita e de alto padrão em projetos residenciais. O Lake Victoria, 1º condomínio do complexo, será entregue no final deste ano. 61,7% das unidades já foram vendidas.
Com o objetivo de promover um crescimento contínuo do entorno, a partir de projetos multiúso, a Multiplan também anunciou, em abril, a venda de dois terrenos adjacentes ao Ribeirão Shopping (SP). As transações, que envolvem terrenos com 35.051 mil m² de área, estão sujeitas ao cumprimento de condições precedentes.
Confira neste link o balanço completo do 1T24.
Leia também: Meio recebe nova rodada de investimento