Do Oiapoque ao Chuí, ou melhor, de Capão da Canoa (RS) para dez estados brasileiros, a lanchonete temática Mundo Animal mira na expansão da rede e planeja sair das 51 para cerca de 150 unidades até 2023. Com isso, prevê alcançar um faturamento de R$ 380 milhões, mais que o dobro do resultado de 2021, quando fechou em R$ 150 milhões.
Na Bahia, a primeira loja foi inaugurada na capital, em fevereiro do ano passado, com investimento de R$ 1,3 milhão, em média. Localizado na Avenida Octávio Mangabeira, em Pituaçu, o espaço conta com mais de 1.000 m² e capacidade total de 600 lugares. Por enquanto, essa é a única lanchonete no estado, mas os feirenses já podem anotar na agenda uma degustação dos variados quitutes em três meses.
“Só vejo ponto positivo na Bahia. Nossa operação em Salvador é um sucesso. Outras unidades já estão contratadas em todo o estado, mas a de Feira de Santana deve inaugurar logo, em até três meses. O povo baiano é extremamente acolhedor”, garante o diretor de Operação e Expansão da M&A Franchising, Jackson Oliveira.
Segundo ele, que também é franqueado nas regiões de Florianópolis, Palhoça e Recife, o setor de alimentos vem crescendo de forma constante, mesmo com os reflexos da pandemia. “Muito além da gastronomia, a Mundo Animal busca proporcionar uma experiência ao cliente que vai além da comida. Estamos buscando valorizar e aproximar ainda mais os laços familiares. Sou um apaixonado pela marca, principalmente pelo proposito que ela tem na sua essência. Aqui trabalhamos na democratização do local para todas as classes”, disse o diretor se referindo também às porções econômicas das guloseimas.
Um diferencial da rede, que tem sido destaque, conforme o diretor, é o fato de que 90% dos franqueados possuem mais de uma unidade – em funcionamento ou contratada -, caracterizando um crescimento orgânico. Para quem se interessar em abrir franquia, o investimento inicial na marca é estimado em R$ 1,2 milhão nos municípios e de R$ 1,5 milhão nas capitais, podendo sofrer variação de 20% a 30% para mais ou para menos. A geração de emprego em cada unidade é por volta de 40 a 50 postos diretos de trabalho.
“Nesse momento estamos focados em garantir que o cronograma das obras sejam cumpridos, o que nos possibilitará instalar 100 unidades em 2022 e nos preparar para as próximas 50 no ano que vem. Além disso, construímos um modelo de negócio para levar a Mundo Animal para cidades com menos de 150 mil habitantes, que chamamos de unidade compacta. Já começamos a comercializar”, revela Oliveira. Outro formato foi inaugurado em São Paulo, no último mês de março, com a primeira operação dentro do Raposo Shopping, sendo um grande marco para a empresa, que até o momento possui todas as unidades instaladas na rua.
Mas sempre há obstáculos para superar quando se trata de negócios. A cadeia produtiva e o custo com a logística são alguns dos gargalos do setor. “Como estamos em todo o Brasil sentimos muito na pele. Além disso, a mão de obra qualificada tem sido um problema para a gente. Também estamos muito atentos aos movimentos políticos desse ano, bem como a inflação que tem pressionado os custos. Por isso, apostamos na inovação para tentar conter o aumento dos preços do cardápio com uma série de ações, como a inclusão de tablets nas mesas, otimização dos custos de energia, e outras”, conta.
Cardápio e serviços
Na casa do rei da selva, os pratos têm nomes de animais, a exemplo de “Elefante”, “Rinoceronte”, “Leão”, “Girafa” e “Zebra”. Entre as especialidades da casa está a torre de batatas, conhecida como Batatão, que é feita por batatas fritas acompanhadas por diferentes carnes, recheios e molhos variados.
O ambiente remete à experiência temática inspirada na selva, com pocket shows do leão Leonel, cardápio personalizado e decoração rústica para dar sensação de aconchego. As unidades são construídas em estruturas em madeira e têm estampas de animais para decorar. Todas seguem os mesmos padrões. Há, ainda, uma área kids, estacionamento gratuito com capacidade de 50 veículos e climatização. Além disso, o consumidor não paga taxas de serviço e de entrada.
Mundo Animal
A primeira unidade da Mundo Animal foi inaugurada em 2011 pelo empresário Ari Andrade da Silva, em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul. Com uma proposta temática e ambiente familiar, a marca ganhou sucesso rapidamente e em pouco tempo teve sua estrutura ampliada, além de novas unidades em diferentes regiões do país. Em 2018, foi criada a holding M&A Franchising que passou a franquear a marca. Foi neste período que a Mundo Animal deu início ao um projeto de reformulação, oferecendo uma proposta de gastronomia aliada à experiência e padrão de qualidade em todas as lanchonetes.
As unidades estão presentes nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Recife (inaugurada nesta quarta-feira (25)).