O setor automotivo tem sido um dos mais afetados pela recessão econômica no Brasil, com demissões, cortes de investimentos e redução de produção. A Motocar – fabricante de triciclos, com sede na Zona Franca de Manaus (AM) -, no entanto, está na contramão deste cenário. A empresa vendeu, no ano passado, 1.200 unidades, 90% a mais em relação a 2014.

Para este ano, a meta é comercializar 2.400 veículos. O número de concessionárias também deu um salto, passando de 15 para 30. Outros 15 pontos de venda serão inaugurados este ano.
“Pretendemos abrir as duas primeiras concessionárias em Salvador ainda no primeiro semestre”, diz Carlos Araújo, diretor comercial da Motocar.
O estado já conta com lojas em Feira, Teixeira de Freitas, Irecê e Ilhéus. Ali são comercializados os modelos MCA-200 e MCF-200 – destinados ao transporte de pequenas cargas, com capacidade de até 350 kg – e o MTX-150 voltado para o transporte de até três passagerios. O preço médio do triciclo é de R$ 18.600.
“O custo-benefício do triciclo é muito mais atrativo se comparado a um utilitário leve similar a categoria”, afirma Araújo.