BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

O mercado bilionário da beleza

JOANA LOPO por JOANA LOPO
05/03/2023
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
1
O mercado bilionário da beleza
Share on FacebookShare on Twitter

O mercado de beleza na Bahia disparou nos últimos anos e foi especialmente impulsionado pela pandemia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor movimentou cerca de R$ 9 bilhões em 2017, um crescimento de mais de 30% em relação a 2016. No cenário nacional houve um crescimento de 5,4% em 2021 e 6,5% no primeiro trimestre de 2022, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Além de contar com diversas empresas locais e nacionais que oferecem serviços de cabeleireiro, manicure, maquiagem, depilação, tratamento corporal e facial, o estado tem um promissor setor de turismo, o que ajuda a aquecer o mercado. A economia da Bahia é outro fator motivador, já que tem crescido rapidamente nos últimos anos, inclusive superando a média nacional.

Empresas ativas

Conforme levantamento da Central Mailling List, que é especialista em banco de dados, entre as empresas ativas na Bahia, os segmento que mais se destacam são as varejistas (16.518) seguida da indústria (186), prestação de serviços (51.118) e atacadistas (371).

No estado, esse mercado gera em torno de 15 mil empregos diretos e indiretos e fatura cerca de R$ 29 bilhões, sendo as indústrias com maior faturamento a partir da fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. Em seguida, as atacadistas, com o comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria; as varejistas, no comercio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal e, por fim, a prestação de serviços, a exemplo de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza.

CNAE Bahia (empresas ativas – dados do Sebrae/Ba):

  • CNAE 9602-5/01 – Cabeleireiros, manicure e pedicure: 51.995
  • CNAE 9602-5/02 Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza: 13.746
  • CNAE 4772-5/00 Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene: 20.185
  • CNAE 2063-1/00 Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene: 203

No Brasil

Segundo o Sebrae, o Brasil é o 4º maior mercado consumidor de beleza do mundo, movimentando cerca de 23 bilhões de dólares ao ano. De acordo com a gestora do projeto, Higiene, Cosméticos e Beleza, do Sebrae/Ba, Eliane Correia, o setor continua dando sinais de crescimento, com destaque para os cuidados da beleza negra, que se mostra promissor investimento para quem deseja empreender. “Os salões de beleza sustentável são tendência crescente do segmento”, observa Correia.

No país, o mercado de cosméticos naturais faturou em torno de R$10 bilhões, em 2020, de acordo com pesquisa realizada pela Natural Personal Care e deve chegar a 2025 com a receita na casa dos R$ 17 bilhões, de acordo com o mesmo estudo.

Segundo a gestora do Sebrae, o setor gera cerca de 5,5 milhões de oportunidades de trabalho no país, sendo os pequenos negócios do segmento de estética e beleza um dos maiores empregadores. “Eles (pequenos negócios) deram um consistente sinal de recuperação no primeiro semestre de 2022. Os seis primeiros meses de 2022 registraram o maior número de formalizações nesse setor desde 2019. Segundo levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), o primeiro semestre de 2022 teve a abertura de 109,4 mil CNPJ, superando todos os semestres de 2021, 2020 e 2019. O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos tem uma importância significativa pois além de atuar com produtos que previnem doenças, proporciona bem-estar e fortalece a autoestima”, ressalta Correia.

Reflexo da pandemia

Para a dentista especialista em Harmonização Facial, Margareth Macêdo, o mercado de beleza sofreu um “boom” após pandemia. “Percebo que em relação à harmonização facial, por exemplo, houve um grande aumento na procura. Acredito que isso se deve ao fato de as pessoas terem se descuidado durante crise sanitária, com o isolamento e também pela obrigatoriedade do uso de máscara. Elas não se olhavam mais com tanto cuidado. Mas com a desobrigação do uso de máscara e o retorno à rotina, começaram a se preocupar mais com a beleza”, avalia.

Os homens sempre optam pela praticidade e as mulheres continuam mais vaidosas do que eles, mas isso está mudando

Embora o mercado tenha sofrido uma mudança nos últimos anos, especialmente com a maior participação masculina, a especialista diz que as mulheres ainda lideram o ranking dos que mais consomem produtos e serviços de beleza.

Segundo Margareth, em sua clínica os tratamentos mais procurados são a toxina botulínica, bioestimulação de colágeno, fios de PDO e preenchimento com ácido hialurônico. “Temos muitas opções para homens e mulheres. O tratamento estético vai além da aparência, é o autocuidado, é a melhora da autoestima e, com isso, melhora também outros aspectos da vida pessoal e profissional, pois dá mais segurança, mais confiança para quem se cuida e se sente bem consigo”, completa a especialista.

Tags: BahiaHarmonização FacialMargareth MacêdoSebrae
Artigo Anterior

Morre cartunista Paulo Caruso em São Paulo

Próximo Artigo

Financiou imóveis ou outros bens em 2022? Veja como declarar no IR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moinho de Ilhéus
Economia

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Planta industrial
Economia

Bahia ganha nova fábrica de big bags de polipropileno com investimento de R$ 2,5 milhões

Fachada do banco Master
Negócios

Banco Central rejeita compra do Master pelo BRB

Próximo Artigo
imposto de renda

Financiou imóveis ou outros bens em 2022? Veja como declarar no IR

COMENTÁRIOS 1

  1. Luzia Maltez Villela says:
    3 anos atrás

    Muito boa informação! Faz todo sentido, a procura pela aparência, pós pandemia! O tratamento é necessário, pois sem dúvida melhora a autoestima!
    Que bom contar com profissionais tão competentes, como Dra. Margareth Macedo!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Jovens digitando em notebook

Bahia Tech Experience 2025 impulsiona ecossistema de startups e tecnologia em Salvador

Facgada Banco Itaú

Itaú fecha 227 agências no Brasil, impulsionado pelo crescimento do digital; veja cenário e impactos

Moinho de Ilhéus

Grupo Maratá investe R$ 129 milhões para reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus

Fábrica soprema

Grupo Soprema investe 30 milhões de euros em fábrica de ponta em Feira de Santana

Perspectiva ilustrada da Fachada interna da nova Land School

Land School: projeto educacional de alto investimento avança no Costa Azul

Estande do Detran

Semana Nacional de Trânsito terá programação extensa promovida pelo Detran-BA

Estacionamento patinetes elétricos

Salvador inicia demarcação física dos pontos de estacionamento de patinetes elétricos

Fundadodres da Wellon Digital

Startup de Feira de Santana é selecionada para programa de inteligência artificial do WhatsApp e Meta

Fachada do BNDES

Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões

Trens do metro de Salvador

Metrô Bahia abre inscrições para vagas de emprego e estágio; confira oportunidades

Representante da Apoena Bioindustrial

Startup maranhense é selecionada para apresentar soluções sustentáveis na COP 30

Vista aérea Bahia Farm Show

Agronegócio responde por 29,6% da economia baiana no segundo trimestre de 2025

Estacionamento patinetes elétricos

Salvador inicia demarcação física dos pontos de estacionamento de patinetes elétricos

Fundadodres da Wellon Digital

Startup de Feira de Santana é selecionada para programa de inteligência artificial do WhatsApp e Meta

Fachada do BNDES

Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões

Trens do metro de Salvador

Metrô Bahia abre inscrições para vagas de emprego e estágio; confira oportunidades

Representante da Apoena Bioindustrial

Startup maranhense é selecionada para apresentar soluções sustentáveis na COP 30

Vista aérea Bahia Farm Show

Agronegócio responde por 29,6% da economia baiana no segundo trimestre de 2025

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.