BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Colunistas

O que fazer quando sua marca falha na estratégia?

REDAÇÃO por REDAÇÃO
14/02/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoO Carnaval de Salvador é um produto complexo que movimenta diversos setores da economia da capital baiana, da gastronomia ao entretenimento. Há muitos interesses, dinheiro e pessoas envolvidos na operação que chegou a atrair cerca de 3 milhões de foliões,por dia, nos três principais circuitos da Folia de Momo da cidade: Dodô (Barra-Ondina), Osmar(Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Muito além do confete e da serpentina deixados para trás, restaram alguns aprendizados aos gestores públicos que servirão de parâmetro para o planejamento dos próximos carnavais. A prática da mensuração dos resultados precisa estar na ordem do dia para qualquer tipo de operação, seja a sua marca um evento ou mesmo a expressão de seu trabalho pessoal.

O anúncio do prefeito de Salvador, Bruno Reis, de fazer “O Carnaval dos Carnavais” neste ano 2024 se cumpriu e, junto com o desafio, alguns problemas ocorreram dentre os quais o maior de todos: o excesso de público no evento – que ocasionou, temporariamente e em momentos esporádicos, o fechamento do acesso de novos foliões aos circuitos Dodô e Batatinha. Muitos foliões reclamaram do empurra-empurra nas ruas e muitos artistas fizeram críticas ao congestionamento de gente que dificultava o deslocamento de pessoas, blocos e trios, ocasionando mal-estar físico e atrasos na programação dos desfiles.

A gestão de imagem e de reputação está na ordem do dia das marcas de qualquer natureza e porte

Não, este resultado em especial não foi o planejado. O que resta fazer? Cruzar os braços e lamentar? Certamente, não. Em entrevistas à imprensa, o prefeito Bruno Reis informou que a abertura de novos circuitos para a festa, a atração de público para o Circuito Osmar e para as festas nos bairros seriam priorizados para a correção do problema de lotação – caso seja reeleito.

A gestão de imagem e de reputação está na ordem do dia das marcas de qualquer natureza e porte. Por isso, aos empreendedores não devem se preocupar apenas com o planejamento de suas ações de marketing: o monitoramento dos resultados é também extremamente importante para entender o que pode ser melhorado, além de minimizar os efeitos negativos, caso ocorram.

Sua ação com influencers não atraiu novos seguidores? Seus posts não estão gerando engajamento? A collab não foi bem sucedida? E aí, onde está o problema? É preciso fazer análises e novos testes para entender as causas envolvidas numa estratégia falha. Seria uma questão de linguagem e tom de voz de marca inadequados? Será que o público-alvo da ação foi bem definido? Os influenciadores selecionados foram os corretos? Você apostou no alcance orgânico, mas teria sido melhor realizar uma campanha de mídia paga? Como saber?

Antes de mais nada, a primeira ação é mensurar os resultados conquistados a partir da análise dosKPIs – indicadores de desempenho – selecionados por você ou seu time. Se o objetivo foi gerar buzz, as vendas no período provavelmente não poderão ser o melhor parâmetro de resultados,e sim as conversas geradas no mercado que citem sua marca. Nesses casos, o alcance da ação é o esperado e, de médio a longo prazos, que a marca seja lembrada pelo consumidor e, de preferência, que o sentimento envolvido nesta memória seja positivo – o que pode vir a gerar a fidelização de seu cliente.

Desde sempre, as marcas são símbolos repletos de significados. E, cabe aos gestores da marca criar associações positivas que possam ser decodificadas pelo consumidor através do trabalho de branding. Neste ano, a marca Carnaval de Salvador foi embebida na ancestralidade de seu povo – uma homenagem às nossas raízes africanas quando se elege para a Folia de Momo o tema “Salvador – Capital Afro”.
Você notou?

Planner da Semana

  • O Nordestesse – hub criativo que fomenta o talento de marcas e empreendedores nordestinos – divulgou os nomes de algumas celebridades que privilegiaram estilistas regionais para a confecção de seus looks, como o casal LoreImprota e Leo Santana que usou peças criadas pelo Ateliê Mão de Mãe, aqui de Salvador. Também apostaram no talentode criativos nordestinos, artistas como Daniela Mercury, Xanddy e Carla Perez, Carol Peixinho e Mari Gonzalez, para citar. Show!
  • A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou estimativa que prevê que o Carnaval 2024 deve movimentar a economia do país em cerca de R$ 9 bilhões, aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento aponta crescimento de faturamento em todos os estados que promovem a festa, sendo que a Bahia ocupa a quarta posição no ranking, com o volume de R$ 2,7 bilhões. A liderança é de São Paulo, maior economia do país, com a marca de R$ 16,3 bilhões – seis vezes maior que o do estado baiano. Rio de Janeiro (R$ 5,3 bilhões) e Minas Gerais (R$ 5,2 bilhões) aparecem na segunda e terceira posições no ranking, respectivamente.

(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas. E-mail: tatiany@frenteeverso.comInstagram/@eutatianycarvalho

Tags: Bruno ReisCarnavalCNCSalvadorTatiany Carvalho
Artigo Anterior

Retirada de recursos da poupança pressiona o mercado imobiliário

Próximo Artigo

Serasa negocia dívidas com até 90% de desconto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Próximo Artigo
Finanças

Serasa negocia dívidas com até 90% de desconto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Operária na planta da Braskem

Braskem abre inscrições para programa de estágio 2026 com vagas para universitários e técnicos

Nova carteira de identidade

SAC inicia atendimento por ordem de chegada para nova carteira de identidade; veja postos

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Pessoas carreando replica do planeta terra

Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP 30

Plantação de algodão

Brasil se torna o maior exportador mundial de algodão em 2025

Quadra de tênis

Costa do Sauípe volta ao circuito mundial de tênis após 14 anos

Em sua primeira edição, INDEX movimenta cerca de R$ 98  milhões em negócios na Bahia

Em sua primeira edição, INDEX movimenta cerca de R$ 98 milhões em negócios na Bahia

Bahia lidera produção de grãos no Nordeste e deve colher quase 13,6 milhões de toneladas na safra 2024/25

Bahia lidera produção de grãos no Nordeste e deve colher quase 13,6 milhões de toneladas na safra 2024/25

Fachada do banco Master

Banco Central rejeita compra do Master pelo BRB

Aeroporto de Salvador

Tarifas do Aeroporto de Salvador terão reajuste a partir de 30 de setembro; Saiba valores

Mulher abraçando frutos do cacau

Do legado à inovação: Claudia Calmon de Sá fortalece a produção de cacau da Cantagalo no Oeste baiano

Imagem iustrando industria 4.0

BNDES e Senai vão repassar R$ 56 milhões para a indústria 4.0

Em sua primeira edição, INDEX movimenta cerca de R$ 98  milhões em negócios na Bahia

Em sua primeira edição, INDEX movimenta cerca de R$ 98 milhões em negócios na Bahia

Bahia lidera produção de grãos no Nordeste e deve colher quase 13,6 milhões de toneladas na safra 2024/25

Bahia lidera produção de grãos no Nordeste e deve colher quase 13,6 milhões de toneladas na safra 2024/25

Fachada do banco Master

Banco Central rejeita compra do Master pelo BRB

Aeroporto de Salvador

Tarifas do Aeroporto de Salvador terão reajuste a partir de 30 de setembro; Saiba valores

Mulher abraçando frutos do cacau

Do legado à inovação: Claudia Calmon de Sá fortalece a produção de cacau da Cantagalo no Oeste baiano

Imagem iustrando industria 4.0

BNDES e Senai vão repassar R$ 56 milhões para a indústria 4.0

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.