A parceria estabelecida entre a Entrepay, empresa especializada em soluções de pagamento do Grupo Entre, e o Banco do Nordeste (BNB), que oferece máquinas de cartão para tomadores de empréstimos do programa CrediAmigo, já atendeu 15 mil clientes em poucos meses. A nova fase do maior programa de microcrédito do Brasil, que conta com uma base ativa de 2 milhões de pessoas, tem como objetivo fornecer máquinas de cartão exclusivamente para clientes do CrediAmigo, contribuindo para a aceleração da modernização do setor financeiro na região. O foco é beneficiar pessoas físicas empreendedoras que tomam empréstimos de até R$ 21 mil no banco, distribuídos entre comércios e serviços.
Estima-se que, em três anos, mais de 300 mil pessoas terão acesso às máquinas, que não cobram aluguel, além de oferecer diversas soluções financeiras em toda a região Nordeste, como no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Conhecido por seu papel em fomentar o crescimento econômico no Nordeste, o BNB agora conta com a digitalização dos meios de pagamento como uma forma de fortalecer a inclusão financeira e apoiar o empreendedorismo local. “A parceria com o BNB traz oportunidade às pessoas que estão tentando dar vazão a seus negócios, e tem um impacto social muito relevante. Estamos viabilizando o acesso a serviços bancários e soluções de pagamento modernas para pessoas que, até então, eram desbancarizadas ou mesmo ‘semi-bancarizadas’”, destaca Antonio Freixo, CEO da Entrepay.
A implementação do programa permite a transformação do maior programa de microcrédito da América Latina, que é o Crediamigo, em um programa de microfinanças. “Esse público vinha tomando o crédito concedido pelo banco, investia no seu negócio, mas eventualmente não usava uma conta corrente, não tinha acesso a investimentos, ou mesmo chegava a utilizar o pix. Então, o que está sendo oferecido é a possibilidade de eles receberem uma maquininha, livre de aluguel, em que, além de receber o crédito e o investimento para poder tocar seu negócio, ele pode vender mais, receber Pix e monetizar com outros tantos produtos”, comenta Anderson Santana, Diretor de Operações, Produtos e Comercial da Entrepay.
O novo programa auxilia na ampliação da oferta de serviços do banco, proporcionando aos clientes uma experiência mais completa em suas transações financeiras realizadas em maquininhas. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, a população com acesso limitado à serviços financeiros está predominantemente na região Nordeste e pertence às classes C, D e E, o que representa 83% dos 4,6 milhões de desbancarizados no Brasil, por isso essa parceria é tão importante para a região.
A solução alcança toda a rede de atendimento do BNB, abrangendo 2.074 municípios do Nordeste, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Isso possibilita que os clientes acessem novos serviços, tanto por meio das agências quanto por agentes de venda. Desde julho deste ano, o programa já conquistou a adesão de 15 mil clientes. A expectativa é que, até o final de 2024, 60 mil pessoas físicas estejam utilizando a solução como forma de ampliar sua renda e acesso aos serviços financeiros. Em um cenário cada vez mais digital, essa parceria representa um marco para o desenvolvimento econômico da região, posicionando-a em destaque no contexto nacional.
Para mais informações: https://www.bnb.gov.br/crediamigo/maquininha.
Leia também: Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023