BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

Pesquisa diz que 42,7% das rodovias federais são boas ou ótimas

REDAÇÃO por REDAÇÃO
10/08/2017
em Atualidade
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Estudo indica que 57,3% das estradas públicas têm condição inadequada ao tráfego, enquanto 42,7% são ótimas ou boas (Foto: Agência Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

O estado das rodovias públicas federais brasileiras melhorou 24 pontos percentuais, passando de 18,7% com classificação ótimo ou bom em 2004 para 42,7%, em 2016. É o que diz o estudo Transporte Rodoviário – Desempenho do Setor, Infraestrutura e Investimentos divulgado hoje (10), em Brasília, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A pesquisa avalia a evolução da qualidade da infraestrutura, os investimentos no setor e propõe ações para solucionar entraves.

Essa é a primeira análise da série histórica da Pesquisa CNT de Rodovias, compreendendo o período de 2004 a 2016. No levantamento, a CNT avalia 100% da malha federal do país e destaca que, apesar da evolução da qualidade, 57,3% das estradas públicas analisadas ainda apresentam condição inadequada ao tráfego, enquanto 42,7% foram consideradas ótimas ou boas.

Em 2016, cerca de 31 mil quilômetros ainda apresentavam deficiências no pavimento, na sinalização e na geometria. Esses problemas aumentam o custo operacional do transporte, comprometem a segurança nas rodovias e causam impactos negativos ao meio ambiente.

A pesquisa aponta que, nos 13 anos analisados, é possível perceber uma relação direta entre a qualidade das rodovias brasileiras e os investimentos federais em infraestrutura rodoviária. Em 2011, por exemplo, a União investiu o maior valor em infraestrutura de transporte no período: R$ 15,73 bilhões.

O estudo identificou que, naquele ano, o percentual de rodovias consideradas ótimas ou boas foi de 41,3%. Já em 2004, quando houve a menor aplicação de recursos no período analisado (R$ 3,90 bilhões em investimentos federais), apenas 18,7% das rodovias tiveram avaliação positiva na pesquisa da CNT.

Para a confederação, o histórico indicando que mais de 50% dos trechos pesquisados estão inadequados demonstra a falta de prioridade de investimentos em infraestrutura de transporte ao longo dos anos, apesar de a maior parte das cargas brasileiras e dos passageiros ser transportada pelas estradas.

O levantamento registrou ainda que, entre 2015 e 2016, houve aumento no número de Pontos Críticos (trechos com buracos grandes, quedas de barreiras, pontes caídas e erosões), passando de 327 para 414 ocorrências. Desses, 230 e 304, respectivamente, são trechos com buracos grandes.

“Apesar de o modal rodoviário ser predominante em nossa matriz, ainda convivemos, diariamente, com buracos, erosões e falta de sinalização nas pistas. As rodovias brasileiras precisam ser modernizadas, vez que foram implantadas em um período em que o volume de transporte, de pessoas e de produtos, era muitas vezes menor”, denuncia o documento.

A pesquisa apontou que a qualidade do pavimento das estradas recebeu avaliação de “Regular, Ruim ou Péssimo” em 48,3% dos trechos avaliados. Na Sinalização, 51,7% das rodovias pesquisadas apresentaram algum tipo de deficiência, enquanto para a Geometria da Via o percentual da extensão pesquisada que mostrou inadequações foi de 77,9%.

A Região Sudeste foi avaliada como a melhor malha rodoviária do país, com 55,4% da extensão
pesquisada classificada com estado geral “Ótimo ou Bom”. Já a região com as piores condições é a Norte, com apenas 23,4% das rodovias pesquisadas em condições “Ótimo ou Bom”.

Soluções

A análise da CNT considera como possível solução dos problemas nas rodovias a maior participação da iniciativa privada em obras de infraestrutura, oferta de segurança jurídica e condições atraentes para os investidores, diversificação das formas de financiamento, transparência e eficiência na comunicação do governo com o setor privado.

“Precisamos diminuir o custo do transporte, reduzir os acidentes e as emissões de poluentes.Os transportadores rodoviários precisam de mais segurança, de redução de custos e de aumento da competitividade. Para isso, os investimentos em infraestrutura rodoviária devem ser priorizados, com planejamento adequado e definição de projetos essenciais”, avalia a CNT.

A CNT propõe ainda exclusão da Cide-combustíveis (ccontribuição de Intervenção no Domínio Econômico) da base da Desvinculação de Receitas da União (DRU). “O fim da desvinculação de 30% da arrecadação do tributo permitiria a intensificação das obras públicas nas rodovias, assegurando que trechos com baixa demanda e poucos atrativos para o agente privado recebam os aportes necessários para a sua adequação”, aponta a pesquisa.

Extensão

O Brasil possui 1.720.756 km de rodovias, dos quais apenas 211.468 km são pavimentados, o que representa 12,3% da extensão total. Essa quilometragem resulta em uma densidade de infraestrutura rodoviária de 24,8 km por 1.000 km² de área. Segundo a CNT, o valor é considerado baixo quando comparado a outros países de dimensão territorial semelhante. Por exemplo, nos Estados Unidos são 438,1 km por 1.000 km² de área, na China, 359,9 km; e na Rússia, 54,3 km.

Segundo a confederação, a reduzida densidade da malha rodoviária é um dos fatores que influenciam a posição do Brasil no ranking de competitividade global do Fórum Econômico Mundial, no quesito qualidade da infraestrutura rodoviária.

Em 2016, na avaliação de 138 países, o Brasil se encontrava na 111ª posição, atrás de países inclusive da América do Sul, como Chile (30ª), Uruguai (98ª) e Argentina (103ª). (Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil)

Tags: CNTConfederação Nacional do Transporterodovias federais
Artigo Anterior

IBGE estima safra baiana de grãos 45,2% maior que a de 2016

Próximo Artigo

Governo lança edital de R$ 9,7 mi para 50 startups de tecnologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Simone Caetano
Atualidade

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Colheitadeira de soja
Atualidade

Bahia tem sete cidades entre as 50 maiores produtoras agrícolas do Brasil e se consolida como líder no Nordeste

Peça promocional do Costa do Suípe Open
Atualidade

Retorno do Costa do Sauípe Open aquece o turismo esportivo na Bahia

Próximo Artigo

Governo lança edital de R$ 9,7 mi para 50 startups de tecnologia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Centro de distribuição mercado livre

Mercado Livre amplia presença na Bahia com novo Centro de Distribuição em Simões Filho

Composição do VLT

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Braskem na COP30: indústria como parte da solução

Braskem na COP30: indústria como parte da solução

Trabalhadora da Novonor

Empresa do Grupo Novonor, OR está contratando em Salvador, Recife e São Paulo

Flávio Marinho

Lighthouse, casa de investimentos com foco no Norte e Nordeste, anuncia novo sócio, Flavio Marinho, ex-Senai Cimatec

Simone Caetano

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Colheitadeira de soja

Bahia tem sete cidades entre as 50 maiores produtoras agrícolas do Brasil e se consolida como líder no Nordeste

Peça promocional do Costa do Suípe Open

Retorno do Costa do Sauípe Open aquece o turismo esportivo na Bahia

Carro elétrico

Universidade SENAI CIMATEC promove MasterClass da Especialização em Veículos Elétricos e Híbridos

Prefeitura anuncia R$ 130 milhões para obras de contenção de encosta em 46 áreas de risco de Salvador

Prefeitura anuncia R$ 130 milhões para obras de contenção de encosta em 46 áreas de risco de Salvador

Evento Salvador Empreendedora

Evento “Salvador Empreendedora – Chamada Zero Carbono” destaca papel da inovação para reduzir emissões

Simone Caetano

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Colheitadeira de soja

Bahia tem sete cidades entre as 50 maiores produtoras agrícolas do Brasil e se consolida como líder no Nordeste

Peça promocional do Costa do Suípe Open

Retorno do Costa do Sauípe Open aquece o turismo esportivo na Bahia

Carro elétrico

Universidade SENAI CIMATEC promove MasterClass da Especialização em Veículos Elétricos e Híbridos

Prefeitura anuncia R$ 130 milhões para obras de contenção de encosta em 46 áreas de risco de Salvador

Prefeitura anuncia R$ 130 milhões para obras de contenção de encosta em 46 áreas de risco de Salvador

Evento Salvador Empreendedora

Evento “Salvador Empreendedora – Chamada Zero Carbono” destaca papel da inovação para reduzir emissões

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.