Mais 23 atletas de Salvador serão beneficiados com a Ajuda de Custo, benefício que tem como objetivo apoiar esportistas em competições nacionais e internacionais. Eles assinaram, na última sexta-feira (6), o termo de compromisso referente à concessão do auxílio. Desde o lançamento do programa, no ano passado, cerca de 400 benefícios já foram concedidos, cobrindo parte das despesas de viagens, inscrições e outras necessidades essenciais para que os atletas e paratletas representem Salvador em competições de alto nível.
A formalização do processo ocorreu na Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). “O compromisso da Prefeitura de Salvador com o desenvolvimento esportivo e a inclusão social, por meio do esporte, se reflete na criação de melhores condições para que nossos atletas possam alcançar o sucesso em suas carreiras. Com esse apoio, muitos deles poderão concretizar seus sonhos de participar de grandes eventos esportivos, contribuindo também para o crescimento do esporte nacional”, afirmou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Entre os atletas presentes, destacaram-se competidores de várias modalidades, como Karatê, Jiu-Jitsu, Natação, BMX Racing, Ginástica Aeróbica, Paddleboard e Remo. Eles estão se preparando para representar Salvador e o Brasil em eventos por todo o país e também em competições internacionais, em países como Argentina, Itália e Dinamarca.
A atleta de Paddleboard, Larissa Lima de Souza Santos, se prepara para competir na Dinamarca e explicou um pouco sobre sua modalidade. “O Paddleboard consiste em remar sobre uma prancha utilizando apenas os braços, podendo remar de joelhos ou deitado. Participei da seletiva no Rio de Janeiro, onde consegui a classificação para representar o Brasil na Dinamarca”, afirmou.
“Fiquei muito feliz com a conquista, mas também preocupada com os altos custos para viajar à Europa. Quando soube do projeto que auxilia atletas, me cadastrei imediatamente. Essa ajuda será fundamental para cobrir minhas despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação”, comemorou a atleta.
Já a atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica, Yasmin Victoria Feitosa Sena, se prepara para competir em Pesaro, Itália. Ela destacou a importância do benefício em sua carreira. “Receber essa Ajuda de Custo é essencial para que eu possa alcançar o sonho de competir em um evento tão importante e representar meu país. Sem esse apoio, seria muito difícil continuar no esporte de alto rendimento, devido aos altos custos com treinos, viagens, inscrições, alimentação, hospedagem, transporte e roupas. Esse benefício me permite focar com tranquilidade nos treinos diários e intensos, mantendo minha integridade física e mental”, comentou.
Leia também: Edital do Programa Bolsa Esporte já está disponível