Depois dos municípios de Catu, Pojuca e Entre Rios, é a vez de o Projeto Centro de Esporte e Educação – Bahia iniciar as atividades em São Sebastião do Passé, nesta segunda-feira, 11 de julho. Resultado de parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia) e a Petrobras, o projeto terá aula inaugural na Escola Lindaura Monteiro Câmara e contemplará as comunidades de Taquipe, Boa União e Nossa Senhora do Carmo.
Na quarta-feira, dia 13/7, será a vez do município de Araçás receber o projeto. Serão beneficiadas as comunidades de Biriba, Bomba d’Água, Chapada, Corujão, Floresta, Baixa da Raposa, Espigão, Quiricó e Fazenda Boa Esperança.
O Centro de Esporte e Educação tem por objetivo contribuir para melhorar a escolaridade de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com a realização de oficinas de Linguagens e Matemática, atividades esportivas, oficinas culturais, artísticas, tecnológicas e ações psicossociais, com foco no desenvolvimento humano e cidadania. O projeto está previsto para ter duração de dois anos e vai contemplar 600 estudantes. A proposta é atuar de forma integrada com as escolas, famílias e comunidades, valorizando a cultura regional.
Para atender as famílias e comunidades serão realizadas palestras e ações sociais com temáticas que envolvem educação ambiental; aproveitamento integral de alimentos; saúde; qualidade de vida e segurança; saúde bucal; prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas; prevenção das IST e da Aida. Essas ações também contemplam a cidade de Alagoinhas.
A expectativa é desenvolver nos estudantes contemplados habilidades motoras, pessoais, socioemocionais, reconhecimento corporal e respeito às regras; melhorar o desenvolvimento e rendimento escolar; propagar a cultura regional e geral. O objetivo também é estabelecer diálogo e aproximação das famílias e da comunidade com a escola e o projeto.