A Bahia é um destino brasileiro que combina belezas naturais, hospitalidade, cultura e uma gastronomia autêntica e de alta qualidade. Por isso, milhares de turistas visitam o estado todos os anos.
Em épocas festivas, como o carnaval, as cidades baianas ficam ainda mais cheias de visitantes que querem não só curtir a festa brasileira, mas conhecer a cultura e as tradições do país.
Só neste ano a expectativa é de que 850 mil pessoas tenham viajado à capital baiana durante a folia. Segundo o Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), as viagens podem ter movimentado até R$ 1,8 bilhão nos dias de carnaval apenas em Salvador.
Entre os maiores gastos dos turistas, seja durante os feriados ou não, estão os restaurantes e bares. Afinal, não há quem resista às delícias gastronômicas da Bahia – o quinto motivo que mais leva viajantes ao estado, de acordo com a Secult.
No país todo, espera-se que a receita desse setor apenas durante o carnaval tenha atingido até R$ 5,4 bilhões.
Os números mostram que as datas comemorativas aquecem o motor da economia e podem impulsionar o crescimento de diversos negócios e empreendimentos, inclusive os pequenos.
O setor de alimentação das cidades baianas é especialmente impactado pelo turismo, visto que trata-se de uma culinária já mundialmente famosa e procurada. Além disso, a presença de turistas resulta em um aumento da demanda.
Por isso, com a recuperação do setor do turismo no Brasil, é necessário que municípios e negócios se preparem e invistam em infraestrutura e na qualidade dos serviços para colher os frutos dessa movimentação de pessoas e, consequentemente, de dinheiro.
O momento também se mostra propício para a abertura de novos empreendimentos gastronômicos. Uma oferta mais ampla de bares e restaurantes pode melhorar a qualidade do serviço oferecido, e, além disso, a variedade de opções também conquista os clientes.
Apesar da boa maré, para se manter financeiramente estável e alcançar bons lucros, é necessário ter planejamento, principalmente em épocas de festas. Garantir que os estoques estejam completos e os funcionários estejam treinados proporciona excelência e uma chance maior de satisfação do visitante.
Disponibilizar a opção de pagamento com cartão alimentação também pode contribuir para o crescimento das vendas, visto que no Brasil muitas empresas oferecem o benefício aos seus colaboradores.
A gastronomia baiana
A comida da Bahia carrega a cultura e conta as histórias do povo africano. Para os turistas, sejam estrangeiros ou não, a gastronomia se torna uma experiência de contato com as tradições e os antepassados, e não só com os alimentos.
Os pratos mais queridos normalmente utilizam muitos temperos, frutos-do-mar e ingredientes originários do Brasil. A moqueca, um grande clássico, é tradicional em toda a costa litorânea do estado, e utiliza leite de coco e azeite de dendê, o que concede o sabor único.
Também são famosos o arroz de polvo, o bobó de camarão, o vatapá e o acarajé. Este último revela bem como a gastronomia no estado é poderosa e cheia de significados. Os acarajés são vendidos pelas tradicionais baianas, sempre de vestidos brancos rodados e turbantes.