Começou nesta quinta-feira (11), em Salvador, o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que nesta edição tem como eixo central a COP30. O evento coloca a Bahia em posição de destaque no debate sobre energia e transição energética, infraestrutura e licenciamento ambiental, reunindo autoridades, juristas, lideranças nacionais e representantes da sociedade civil.
Na abertura, realizada no Palacete Tira Chapéu, estiveram presentes os coordenadores do evento, Georges Humbert presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades), Isabela Suarez presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), e Mário Dantas, presidente do Lide Bahia. Além do prefeito de Salvador, Bruno Reis e o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.
‘’O Brasil é absolutamente sustentável. O Brasil é quem mais conserva as suas florestas. 85% da matriz energética brasileira é absolutamente renovável. Na verdade, o que falta é o mundo pagar o Brasil para que conserve ainda maisa, com manejo cada vez melhor” destacou Isabela Suarez em entrevista ao portal A Tarde.
O destaque da programação foi a Conferência Magna, com o tema “A Bahia e o Brasil na COP30: Desafios e Oportunidades”, ministrada pelo ex-presidente e jurista Michel Temer, que trouxe reflexões sobre os caminhos do país diante das demandas globais de sustentabilidade. Na ocasião ele destacou sobre meio ambiente e a importância da pacificação durante o processo de preservação do meio ambiente.
Sobre o congresso
Consolidado como um dos principais fóruns do país na intersecção entre o meio jurídico e o setor empresarial, o Congresso já reuniu mais de 1.500 participantes em suas edições anteriores. Além de fomentar debates qualificados, o encontro se afirma como espaço estratégico para a construção de soluções sustentáveis e a promoção de um desenvolvimento responsável.