O Jusbrasil, um dos sites mais acessados da internet brasileira, acaba de lançar sua própria inteligência artificial, o Jus IA, que promete facilitar ainda mais o acesso à informação jurídica.
Criado em 2008 por seis amigos baianos – Luiz Paulo Pinho, Rafael Costa, Rodrigo Barreto, Daniel Murta, Gustavo Maia e Osvaldo Matos Júnior –, o Jusbrasil nasceu como um buscador para o setor jurídico, mas logo percebeu que poderia ser útil para toda a população. “Nossa ideia inicial era ser mais um buscador, mas percebemos que a informação jurídica não era exclusiva dos advogados”, afirma Pinho.
Crescimento e impacto
A plataforma cresceu rapidamente, alcançando 1 milhão de visitantes únicos em menos de um ano. Hoje, com 36 milhões de acessos mensais, o Jusbrasil é uma das maiores fontes de informação jurídica do país. Para efeitos de comparação, ela fica um pouco atrás de grandes portais como Correios e Reclame Aqui em relação a acessos.
A chegada do Jus IA
Agora, a empresa dá um passo à frente com o lançamento do Jus IA, um assistente jurídico baseado em inteligência artificial. Desenvolvido em parceria com a Maritaca AI, ele analisa 1,2 bilhão de documentos, garantindo respostas fundamentadas em normas e jurisprudências reais. “A IA sem critério vira mais um problema do que uma solução. Criamos o Jus IA para resolver essa lacuna, ele constrói inteligência confiável, gerando respostas fundamentadas em dados jurídicos reais. O advogado pode confiar que a resposta que recebe tem embasamento real”, explica Marcelo Alcântara, diretor de produtos da Jusbrasil.
Com essa inovação, o Jusbrasil reafirma seu compromisso de tornar o direito mais acessível. “A IA é o próximo passo dessa jornada de evolução”, conclui Pinho.
Créditos: Portal Exame.