Em tempos de avanços tecnológicos, todos buscam praticidade e comodidade em compras, entregas e em tudo que facilite a vida e otimize o tempo. Pensando nisso a startup baiana InLocker Soluções e Logística trouxe para Salvador um sistema de entrega através de armários, onde o usuário coloca o produto no guarda-volumes e qualquer outra pessoa com um QR code pode fazer a retirada. A operação foi iniciada em 2019, com um armário no estacionamento do Shopping da Bahia e fecharam contratos com o Jornal Correio e algumas lojas para entregas de brindes e mercadorias.
“O negócio de entregas através de armários começou em 2011 com a Amazon, nos Estados unidos. Eu acompanho esse movimento desde 2018, quando eu tive a ideia, por ter uma loja vuirtual e encontrar dificuldades para entregar, precisando contratar motoboy ou ir entregar. Tentei ver algumas alternativas e encontrei os armários. Na época, aqui no Brasil só tinham alguns testes realizados pelas Casas Bahia e Ifood lá em São Paulo, mas tudo era muito incipiente. Fomos os pioneiros desse serviço na Bahia”, conta o fundador da InLocker, Cristian Costa.
No início de 2020 o négocio começou a ser expandido para o Shopping Paralela e as estações de metrô da Lapa e Acesso Norte, porém com a chegada da pandemia, tiveram dificuldades para encontrar outros locais para instalação dos armários. Logo após, a empresa foi procurada pelo Grupo JCPM para instalarem os equipamentos em todos os shoppings do Nordeste, Aracaju, Recife, Fortaleza e Salvador, para fazer parte da estratégia de delivery, em alta no período pandêmico, já que o contato social não era recomendado pelas agências de saúde.
O fundador explica como é fácil a utilização e garante a segurança do equipamento. “Além de prestar o serviço para o JCPM, também utilizamos como uma rede de entregas próprias. Pode ser feito por qualquer pessoa que necessite do serviço e a utilização é muito fácil: é só fazer a reserva pelo site no próprio celular, chegando lá insere o código, a porta abre, coloca o produto e fecha. O cliente que irá retirar tem o e-mail cadastrado e chegando lá é só colocar o QR code e a porta irá abrir para retirada. É prático e seguro”.
Ainda de acordo com Cristian, outras empresas que também trabalham com esse tipo de serviço tem como foco vender ou alugar o armário e a InLocker se diferencia nesse quesito. “O nosso pioneirismo está nisso: queremos montar uma rede e disponibilizar para qualquer pessoa utilizar. Nesse formato eu não conheço nenhuma empresa no Brasil que esteja fazendo dessa forma que fazemos. Temos a independência de entregar qualquer coisa e poder receber de qualquer lugar que estejamos atuando”, enfatiza.
Investimento
O valor cobrado ao cliente pelo serviço é de R$4,50 durante 24h por cada abertura de porta e caso a pessoa que vá fazer a retirada não compareça, o cliente paga R$0,90 por hora excedida ou então vai até o armário e realiza a coleta. Quando isso ocorre, a InLocker não realiza a retirada do produto, mesmo tendo passado o tempo, pois o cliente é o responsável pelo produto e pagamento das taxas extras.
A startup está em processo de estruturação e, por se tratar de uma operação com valor elevado, está em busca de investimentos para iniciar uma divulgação massiva que possibilite a atração de novos clientes e fidelização. “As pessoas precisam saber que isso existe, é fácil de usar, existe câmera no ármário e monitorado por 24h. Então é o novo e um desafio de comunicação muito grande para mudarmos o hábito das pessoas e a partuir desse momento vai ser como se fosse um uber. Estamos começando, então não temos faturamento relevante e o plano é firmar o pé no Nordeste” finaliza Cristian.