O mercado de veículos novos na Bahia está acelerando. No mês passado, foram registrados 21.291 novos emplacamentos no estado, um crescimento de 10,29% em relação a setembro, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Comparando com outubro de 2023, o salto é ainda maior: 24,07%. Nos primeiros dez meses do ano, o total de licenciamentos acumula uma alta de 15,03% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“O mês de outubro foi excelente, com crescimento em todos os segmentos. O crédito segue acessível, e estamos avançando para atingir a previsão da Fenabrave de crescimento de 16,8% no setor em 2024”, comenta Andreta Jr., presidente da entidade.
Entre os destaques do mês está o segmento de automóveis e picapes, com 8.521 emplacamentos e um aumento expressivo de 35,66% sobre outubro do ano passado. Na mesma base de comparação, as vendas de caminhões subiram 44,82%, e as de motocicletas cresceram 18,13%. Só em motos, foram licenciadas 11.101 unidades, o que representa mais da metade do total em outubro.
“A busca por motos como alternativa econômica e para serviços de entrega continua forte. Muitas famílias estão trocando o segundo carro pela motocicleta. Com isso, o setor deve encerrar 2024 com cerca de 1,9 milhão de emplacamentos em todo o país”, acrescenta Andreta Jr.
Leia também: Sal e Brasa Express Grill abre mais duas unidades no estado da Bahia