BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas do varejo na Bahia caem 1,1% de junho para julho

REDAÇÃO por REDAÇÃO
13/09/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

Os recuos nos segmentos de combustíveis e lubrificantes e tecidos, vestuário e calçados foram, mais uma vez, os que mais contribuíram para a retração do comércio baiano como um todo (Foto: CNC)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia caíram  -1,1%  em julho em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após terem crescido 1,5% de maio para junho. Foi um recuo mais intenso do que o verificado no país como um todo (-0,5%). De junho para julho, o comércio recuou em 17 dos 27 estados, com destaques negativos para Acre (-6,1%), Amazonas (-5,0%) e Amapá (-3,7%). Dentre os estados com aumento nas vendas, as maiores altas ocorreram em Espírito Santo (0,9%), Sergipe (0,8%) e São Paulo (0,8%).

Na comparação julho/18 com julho/17, as vendas na Bahia também caíram (-3,1%) muito mais que a média nacional (-1,0%). Nesse confronto, o desempenho do varejo foi negativo em 16 dos 27 estados, com as maiores quedas no Amapá (-9,0%), Distrito Federal (-6,0%) e em Minas Gerais (-5,9%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados hoje pelo IBGE.

Com o retorno aos resultados negativos em julho, o varejo baiano voltou a intensificar seu ritmo de queda no acumulado no ano de 2018, chegando a -0,9% (em junho, havia sido -0,5%). A Bahia foi um dos seis estados que apresentam queda em julho e teve um resultado bem abaixo da média nacional (2,3%).

Nesse indicador acumulado no ano (sempre frente ao mesmo período do ano anterior), o comércio varejista baiano vem em quedas consecutivas, mês a mês, há mais de três anos e meio, desde janeiro de 2015.

Já nos 12 meses encerrados em julho, as vendas do comércio varejista na Bahia se mantêm com um resultado positivo de 0,4%, embora seja um crescimento menor do que o verificado no acumulado até junho (0,7%). Foi o sexto resultado positivo para o varejo baiano nessa comparação.

Nessa taxa anualizada, o varejo brasileiro apresenta avanço de 3,2% em julho, com vendas crescendo em 22 dos 27 estados.

Vendas de combustíveis e vestuário 

Em julho, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis e material de construção) tiveram quedas nas vendas, frente ao mesmo mês de 2017.

Em termos de magnitude da taxa, o maior recuo ocorreu no segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria (-21,5%), porém as quedas nas vendas de Combustíveis e lubrificantes (-16,1%) e Tecidos, vestuário e calçados (-16,3%) foram, mais uma vez, as que mais contribuíram para a retração do varejo baiano como um todo.

O volume das vendas de combustíveis seguiu negativo pelo 11º mês consecutivo (as vendas caem seguidamente desde setembro de 2017). É o setor do varejo baiano com o pior desempenho, acumulando retração de 14,3% no ano de 2018.

As vendas do setor de vestuário tiveram em julho seu quarto recuo consecutivo e apresentam o segundo recuo mais intenso no acumulado em 2018 (-6,6%).

Uma outra influência negativa importante nas vendas do varejo baiano em julho veio do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que voltou a recuar (-1,8%), depois de duas altas seguidas, em maio e junho.

Por outro lado, os destaques positivos no comércio da Bahia, em julho, mais uma vez, foram os segmentos de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,0%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,4%).

As vendas de produtos farmacêuticos e cosméticos registraram, sua décima alta consecutiva no estado e acumulam crescimento de 12,0% no ano. Já as de outros artigos de uso pessoal e doméstico seguem crescendo desde maio de 2017 – exercendo, mês a mês, uma das principais influências positivas no varejo baiano. A atividade reflete as compras em lojas de departamento e parte expressiva do varejo eletrônico (grandes sites de vendas).

Vendas do varejo ampliado baiano

Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado voltaram a cair em julho (-2,6%), frente ao mês anterior, após apresentar resultado positivo em junho (+4,5%). O resultado foi o quinto pior do país, nessa comparação, ficando abaixo também da média nacional (-0,4%).

Na comparação com julho de 2017, o varejo ampliado baiano também teve queda nas vendas (-0,8%) e um desempenho pior que a média nacional (+3,0%).

Com este resultado, o acumulado no ano das vendas do comércio varejista ampliado na Bahia desacelerou, de 3,7% em junho para 2,6% em julho. Nos 12 meses encerrados em julho, a variação também desacelerou, mas ainda se manteve positiva (3,5%).

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Frente a julho de 2017, as vendas de veículos, motos, partes e peças desaceleraram o crescimento (+5,8%), após apresentar alta de 13,8% em junho. Com o resultado, o acumulado no ano, para o setor, também desacelerou, de 13,8% em junho para 12,6% em julho.

Já as vendas de material de construção aprofundaram a queda registrada em junho, passando de -1,3% para -2,2%, levando a uma desaceleração no acumulado no ano, de 4,1% em junho para 3,2% em julho.

Tags: BahiaIBGEvarejo
Artigo Anterior

Conheça os dez maiores devedores da Justiça do Trabalho

Próximo Artigo

Servidores públicos poderão reduzir jornada de trabalho

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empreendedora negra
Economia Baiana

A nova gramática da economia preta: coletividade, reparação e regeneração redesenham valor e prosperidade no Brasil

Vista aérea de Feira de Santana
Atualidade

Feira de Santana registra 2,3 mil novas empresas e reforça liderança econômica no interior da Bahia

Funcionárias do porto
Economia

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Próximo Artigo

Servidores públicos poderão reduzir jornada de trabalho

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Julyver Modesto

Nova CNH do Brasil será lançada na próxima terça (9) em evento no Palácio do Planalto

Lavoura de algodão

Bahia fecha safra do algodão com estabilidade produtiva e avanço do irrigado

App do Village Itaparica

Village Itaparica lança o APP mais completo do mercado de multipropriedade

Janete Vaz

Janete Vaz recebe Prêmio Benchmarking em Salvador e destaca jornada empreendedora

Marina Silva

Marina Silva é homenageada no 41º Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth

Vozes que Conectam na ACB

ACB recebe “Vozes que Conectam” em celebração aos 30 anos da AC Comunicação

Alexandre Ladim

Sinduscon-BA e Sinduscon-SP avançam em cooperação pela construção sustentável

Xpert `Pack

Feira de Santana ganha nova fábrica de embalagens e deve gerar mais de 2 mil empregos diretos

Governador da Bahia

Nesta quarta (10), Jerônimo Rodrigues assina protocolo de cooperação entre instituições de ensino superior em Salvador

Paisagismo Salvador

Prefeitura reforça manutenção periódica do paisagismo e arborização na cidade

Colheita algodão

Anea otimista com novembro forte e incremento dos embarques pelo Porto de Salvador

Idoso em cadeira de rodas no jardim

Cuidados paliativos são um direito humano ainda pouco difundido no Brasil, destaca especialistas pioneiros na Bahia

Alexandre Ladim

Sinduscon-BA e Sinduscon-SP avançam em cooperação pela construção sustentável

Xpert `Pack

Feira de Santana ganha nova fábrica de embalagens e deve gerar mais de 2 mil empregos diretos

Governador da Bahia

Nesta quarta (10), Jerônimo Rodrigues assina protocolo de cooperação entre instituições de ensino superior em Salvador

Paisagismo Salvador

Prefeitura reforça manutenção periódica do paisagismo e arborização na cidade

Colheita algodão

Anea otimista com novembro forte e incremento dos embarques pelo Porto de Salvador

Idoso em cadeira de rodas no jardim

Cuidados paliativos são um direito humano ainda pouco difundido no Brasil, destaca especialistas pioneiros na Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.