BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

WhatsApp é principal canal de comunicação de empreendedores

REDAÇÃO por REDAÇÃO
23/07/2016
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

Para visualizar a nova etiqueta de "encaminhada", é necessário ter a atualização mais recente do WhatsApp

Share on FacebookShare on Twitter

A internet e as redes sociais são as principais ferramentas dos jovens empreendedores brasileiros para se informarem sobre o mundo dos negócios e se relacionarem com seu público-alvo. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para mais da metade dos jovens empreendedores (51,9%), o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, é o principal canal de comunicação com os clientes. Em seguida, aparecem os perfis em redes sociais como Facebook e Instagram (41,2%) e os anúncios pagos no Facebook (26,9%), deixando para trás ferramentas tradicionais como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%).

“Entre os jovens empreendedores, com idade entre 18 e 34 anos, espera-se que haja menos dificuldade e resistência para fazer uso de tecnologias. A internet já é inerente ao dia a dia e usar essa ferramenta para dar início, alavancar e potencializar seus negócios é normal e positivo”, afirma Pablo Guterres, presidente da CDL-Jovem, entidade ligada à CNDL que fomenta o desenvolvimento de jovens empresários. “Porém, os aplicativos não podem e não devem ser o único meio pelo qual os empresários se relacionam com seu público-alvo – sejam eles clientes ou outros empresários.”

Investimentos no relacionamento – A pesquisa mostra que apenas 37,8% dos entrevistados declararam que priorizam investimento no relacionamento com os clientes. “Devido à inexperiência de mercado e um baixo capital de giro, muitos jovens empreendedores acabam utilizando ferramentas online e aplicativos por serem opções fáceis, baratas e efetivas. Outros canais tradicionais de comunicação com o cliente são importantes, mas podem exigir profissionais especializados, orçamento maior e mais tempo dedicado às plataformas – fatores dificilmente encontrados em novas empresas”, explica Guterres.

A presença na internet tem como principal benefício para seis em cada dez jovens empresários a intensificação na comunicação com o público-alvo (61,7%), seguido pela expansão da base de atuação e fazer novos clientes (43,2%). Para 41,9%, os sites e os portais são os principais canais de informação de assuntos relacionados à empresa dos entrevistados e o mercado em geral. As redes sociais foram mencionadas por 31,5%. Já o relacionamento com o mercado é feito por meio do contato com pessoas que atuam no mesmo setor (53,3%), seguido por participação em feiras e exposições (25,7%).

Metodologia – A pesquisa traça o perfil dos jovens empreendedores brasileiros e as ferramentas que utilizam na comunicação com clientes. Foram entrevistados 788 residentes de todas as regiões brasileiras, com idade entre 18 e 34 anos, de ambos os sexos, e que possuem um negócio próprio. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e a margem de confiança, de 95%.

Tags: FacebookInstagramSPC BrasilWhatsApp
Artigo Anterior

Ação da Alcatel oferece 45 dias de assinatura grátis no Netflix

Próximo Artigo

Lenovo amplia linha de notebooks dois em um e traz Yoga 900S

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Celular com app do INSS
Economia

Governo ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS
Economia

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Linha de Montagem de peças de artesanato.
Economia

Investimento social de empresas e instituições cresceu 19,4% em 2024

Próximo Artigo

Lenovo amplia linha de notebooks dois em um e traz Yoga 900S

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Centro de distribuição mercado livre

Mercado Livre amplia presença na Bahia com novo Centro de Distribuição em Simões Filho

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Simone Caetano

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Alunos em sala de aula

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre processo seletivo simplificado com 38 vagas

Summit de negócios

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Praveen Singhavi

Bracell reúne especialistas e autoridades para discutir a importância do Brasil na agenda climática global

Santander abre inscrições para Programa de Estágio na Bahia

Santander abre inscrições para Programa de Estágio na Bahia

Inscrições para prêmio da Fundação BB estão abertas até 1º de dezembro

Inscrições para prêmio da Fundação BB estão abertas até 1º de dezembro

Bahia registra 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas

Bahia registra 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas

Dirigentes PPI e CBPM

CBPM firma parceria com o PPI para atrair investimentos internacionais

Vendedor de carros entregado chaves ao comprador

Mercado de usados aquece na Bahia: como o cenário econômico impulsiona as revendas locais

Decreto federal institui Sistema Nacional de Logística Reversa de Embalagens Plásticas

Decreto federal institui Sistema Nacional de Logística Reversa de Embalagens Plásticas

Santander abre inscrições para Programa de Estágio na Bahia

Santander abre inscrições para Programa de Estágio na Bahia

Inscrições para prêmio da Fundação BB estão abertas até 1º de dezembro

Inscrições para prêmio da Fundação BB estão abertas até 1º de dezembro

Bahia registra 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas

Bahia registra 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional emitidas

Dirigentes PPI e CBPM

CBPM firma parceria com o PPI para atrair investimentos internacionais

Vendedor de carros entregado chaves ao comprador

Mercado de usados aquece na Bahia: como o cenário econômico impulsiona as revendas locais

Decreto federal institui Sistema Nacional de Logística Reversa de Embalagens Plásticas

Decreto federal institui Sistema Nacional de Logística Reversa de Embalagens Plásticas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.