BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Há espaço para o retorno ao trabalho presencial?

REDAÇÃO por REDAÇÃO
15/12/2021
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

Uma pesquisa do Instituto do Sono revelou que 55,1% apresentaram piora do padrão de sono durante a pandemia de covid-19 (Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

Por Débora Lima*

As empresas devem emergir da pandemia enfrentando modelos híbridos de trabalho. Em maior ou menor escala, a grande maioria das organizações planeja manter as atividades remotas. Para dar uma ideia do cenário que nos espera, um recente levantamento realizado pela KPMG no Brasil indica que 85% das companhias pretendem mesclar o home office com as atividades presenciais.

Mesmo com o avanço da vacinação, apenas 15% dos entrevistados não planeja manter o trabalho virtual. O número é ainda maior quando falamos do setor de TI: um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela que 100% das empresas planejam manter colaboradores no modelo de teletrabalho, quase 10% delas em sua totalidade.

O novo cenário que se desenha traz à tona uma série de discussões legais, trabalhistas, culturais e até de estratégias e processos de negócio. Nada é certo ou está definido. Uma das poucas certezas que temos para o pós-pandemia é justamente que não existirá mais um padrão a ser seguido: o foco, mais do que nunca, estará nas pessoas e em garantir que elas se sintam bem e consigam ser produtivas de onde quer que desejem trabalhar. Até porque hoje elas estão espalhadas Brasil afora.

O Digital Workplace ou Work Anywhere, como vem sendo chamado, prevê que os colaboradores trabalhem e produzam de qualquer lugar, inclusive do escritório. A pandemia veio expor exatamente a capacidade de adaptação de pessoas e empresas, com novas formas de trabalho se mostrando extremamente eficientes e cadeias operacionais totalmente reorganizadas.

Mas se de um lado vimos trabalhadores afirmar ter alcançado o melhor balanço entre as vidas profissional e pessoal, de outro temos aqueles que sentem a necessidade – emocional ou operacional – de estar em unidades físicas de trabalho presencial, cercado de colegas e sob uma infraestrutura que lhes assegure a produtividade.

Muitos acreditam que o maior desafio do ‘Anywhere’ é manter, sustentar e promover a cultura organizacional, as relações humanizadas e o cuidado com o indivíduo que chamamos de colaboradores. E, sim, é uma preocupação legítima e pertinente. Na Solutis, estamos atentos a esses aspectos e acreditamos que os encontros presenciais vão se tornar experiências de interação, oportunidades de momentos mais lúdicos e dinâmicos. Sempre teremos também espaço para aqueles que precisam das instalação de trabalho, bem como também teremos demandas de clientes para times presenciais. O mais importante é manter os benefícios que o Anywhere traz, democratizando a informação, flexibilizando as oportunidades de interação e abrangência corporativa. A pandemia nos fez adotar uma série de mecanismos que permitem a disseminação da cultura organizacional, o acompanhamento de projetos, a troca de experiências. Maior oportunidade de carreira, maior conexão com os Soluters, maior qualidade da comunicação e democratização da informação foi alguns dos ganhos.

Importantes ações foram pensadas para tornar a experiência digital de trabalho mais aderente aos valores da organização: 1. criamos o passaporte, um app que permite acesso ao universo Solutis: carreira, registro de interesses, conexão com comunidades de conhecimentos. 2. Trabalhamos incansavelmente na liderança mais humanizada e atenta à jornada dos Soluters e feedbacks. 3. Dinamizamos o onboarding semanal para acolhimento dos novos integrantes de time, com presença de diretores e do presidente. 4. Criamos eventos semanais e mensais de aproximação com gestores, times e espaços de interação entre todos os Soluters e o CEO. 5. Adotamos campanhas semanais sobre as principais mensagens e sensibilização de temas relevantes. 6. Promovemos acompanhamento semanal da satisfação dos times, com o Mood Solutis. 7. Abrimos espaço para troca de experiências semanais, com informação sobre qualquer tema de interesse dos Soluters, aberto para quem quiser compartilhar e colaborar. Assim, garantimos a comunicação e as ações de engajamento necessárias para manter vivos os nossos valores de ESSÊNCIA, voltado para pessoas, para o diálogo, diversidade e transparência; valores de ATITUDE, voltado para encorajar o protagonismo, a busca por ser mais e melhor, além da entrega com resultado e diferenciação; e por fim, dos nossos valores de INSPIRAÇÃO, que motiva o aprendizado, a colaboração e o compartilhamento de conhecimento, bem como estimula o perfil questionador e que provoca a transformação que acredita. Nessas interações, temos a oportunidade de compartilhar, dar visibilidade e encorajar a melhor versão de nós mesmos e de viver nosso propósito: impactar pessoas, clientes e sociedade, sempre apaixonados por tecnologia.

Todas as empresas de tecnologia e boa parte de outros segmentos entenderam que os grandes talentos estão por toda parte, espalhados pelos quatro cantos do Brasil – e mesmo fora do País. As equipes se tornaram ainda mais dispersas geograficamente. Na Solutis, aceleramos a jornada digital dos clientes, com mais de 800 colaboradores distribuídos por 18 diferentes Estados brasileiros.

O grande desafio agora é manter o foco nas pessoas, no desenvolvimento de suas carreiras. É entender a melhor maneira de falar com todas elas, manter a capacidade de escuta que sempre tivemos – e que desenvolvemos ainda mais, digitalmente, nos últimos 18 meses –, disseminar a cultura e valores.

Felizmente, parece que estamos nos aproximando da era pós-Covid, e é preciso estarmos dispostos para repensar o futuro e tudo o que ele implicará. Uma coisa é certa: quando cuidamos de nossos talentos, onde quer que eles estejam, entregas sensacionais acontecem.


*Débora Lima é CMO da Solutis

Sobre a Solutis  – A Solutis é o Tech Partner que sustenta a jornada digital dos seus clientes. Com uma abordagem ágil e baseada em pessoas, une Tecnologia e Negócio, utilizando abordagem Agile DevOps, implantando produtos e canais digitais, integrando a plataforma Salesforce, migrando serviços para Cloud, implementando Automação e RPA, além de serviços de Suporte e Monitoramento digital.  A Solutis conta com um time de mais de 850 Soluters no Brasil, atuando a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Conectada aos ecossistemas de inovação integra Startups às arquiteturas de aplicações, construindo jornadas simples e no menor tempo para empresas do Setor Financeiro, Varejo e Bens de Consumo, Telecom e Mídia, Setor Público e Utilities. https://solutis.com.br/.

Tags: Débora LimaKPMGSolutis
Artigo Anterior

Empresas de telecomunicações iniciam implantação do 5G no Brasil

Próximo Artigo

IBGE abre inscrição para seleção de 207 mil trabalhadores para o Censo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Operários na lavoura
Economia

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

Exportação de carne bovina bate recorde em mês anterior ao tarifaço
Economia

Exportação de carne bovina bate recorde em mês anterior ao tarifaço

Carrinho de compra em supermercado
Economia

Inflação fecha julho em 0,26%; alimentos caem pela segundo mês seguido

Próximo Artigo

IBGE abre inscrição para seleção de 207 mil trabalhadores para o Censo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Maxx Passos e Jerônimo Rodrigues

Max Passos é nomeado novo diretor-geral do DETRAN-BA

Diego Villar

Moura Dubeux tem lucro recorde de R$ 120 milhões no 2º trimestre

Rodrigo Pimentel, Jerônimo Rodrigues e Marcius Gomes

Governador Jerônimo Rodrigues anuncia novos secretários da Saeb e Secti

Almacen Pepe

Grupo Almacen Pepe/Carballo Faro entra com pedido de recuperação judicial, mas mantém operações e compromissos

Aviões monomotor

Empresa de Barreiras é a única representante do Estado a integrar o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Fachada Almacen Pepe

Clientes enviam mensagens de apoio ao Almacen Pepe após anúncio de reestruturação

Jovens assistindo a conteúdo em tablet

Impulsio.ne Ecossistemas inscreve para formação gratuita voltada a negócios e projetos de impacto na Bahia

Projeto “Maio Amarelo, Trânsito em Movimento” conclui série de ações e reforça a importância da segurança viária

Projeto “Maio Amarelo, Trânsito em Movimento” conclui série de ações e reforça a importância da segurança viária

Programação do Maio Amarelo reforça prevenção, educação e segurança no trânsito

Programação do Maio Amarelo reforça prevenção, educação e segurança no trânsito

Campanha Maio Amarelo incentiva educação e segurança no trânsito

Campanha Maio Amarelo incentiva educação e segurança no trânsito

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,95%

Fachada Almacen Pepe

Clientes enviam mensagens de apoio ao Almacen Pepe após anúncio de reestruturação

Jovens assistindo a conteúdo em tablet

Impulsio.ne Ecossistemas inscreve para formação gratuita voltada a negócios e projetos de impacto na Bahia

Projeto Origem Bahia impulsiona internacionalização de PMEs baianas com mentoria e capacitação

Projeto Origem Bahia impulsiona internacionalização de PMEs baianas com mentoria e capacitação

Operários na lavoura

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

Jorge Khoury, Ana Paula

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para estimular economia criativa em Salvador

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.