BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

Gigante do esporte, Decathlon mira expansão para o Nordeste

JOANA LOPO por JOANA LOPO
20/05/2022
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Gigante do esporte, Decathlon mira expansão para o Nordeste

A Decathlon abriu sua primeira loja na capital baiana, no Salvador Shopping, no piso L2 (Foto Larissa Barreto/Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

Na corrida pela expansão, o grupo francês de produção e distribuição de artigos esportivos, Decathlon, disparou na modalidade crescimento. Em 2021, as vendas bateram em nada menos do que 13,8 bilhões de euros, o que representa um aumento de 21% em relação à 2020. As vendas online também dispararam no ano passado, sendo responsável por 21% do total, em comparação com os 8% de 2019, ou seja, o faturamento e resultado líquido foram bem acima dos níveis pré-pandemicos.

No Brasil, a francesa desembarcou há 21 anos e já inaugurou pelo Sul-Sudeste e Centro do país 45 lojas. Melhor, 46, com a novata, já que deu um salto em altura e caiu na capital baiana. Agora é de corpo presente, com a sua unidade instalada no Salvador Shopping, piso L2, em uma área de 1,6 mil m², onde oferta mais de oito mil artigos esportivos para cerca de 65 esportes diferentes. Há nove anos, a marca só atendia os baianos por meio do seu e-commerce, mas Salvador acabou sendo eleita a primeira cidade nordestina a acolher a gigante do esporte.

Diretor de expansão, Flávio Fialho

Ainda este ano, a empresa quer chegar a mais um estado, além das novas unidades previstas até 2023. De acordo com o diretor de expansão Decathlon Brasil, Flávio Fialho, a escolha pela soterópolis foi em função de ser a capital mais populosa da região. “A cidade é de extrema importância para a gente por conta das características de sua população, que pratica esporte constantemente e tem preocupação com a saúde, estando extremamente conectada com a nossa missão e valores, que é a de tornar o esporte acessível ao maior número de pessoas, de forma sustentável”, disse ele ao BAdeValor.

Outro motivo é a localização estratégica da capital baiana para atender à demanda do Nordeste. Mas como nem tudo são flores, ou melhor, bolas, tênis, roupas e muito mais, há de se enfrentar os desafios da expansão. Fialho conta que a logística – quase sempre ela – dificulta a disponibilização de produtos. “A loja em Salvador é menor do que as nossas unidades padrão, que têm cerca de 4 mil m². Por isso, teremos parte da venda atrelada ao online, com entrega a partir do centro de distribuição de São Paulo, o que pode gerar maiores prazos de entrega”, observa.

Para resolver essa questão, a empresa planeja novas formas de frete e a descentralização da logística, bem como a criação de áreas de estocagem localizadas em regiões menos centrais, para armazenar produtos e garantir uma entrega mais rápida.

Segundo Fialho, o brasileiro é apaixonado por esportes, mas a desigualdade social atrapalha o acesso. “Infelizmente, a prática regular de atividades esportivas, assim como seus benefícios, não são uma realidade para muitos. É exatamente nesse ponto que trabalhamos. Nossa missão é tornar o esporte acessível por meio de uma ampla oferta de produtos de qualidade, sustentáveis e com preço justo”, conta ele.

Produtos inovadores

Este ano, em função da retomada das atividades físicas ao ar livre e nas academias, a empresa planeja continuar empenhada no plano de expansão pelo Nordeste, além de abrir mais lojas pelo Brasil, assim como investir em mais produtos inovadores, com a tecnicidade e qualidade própria da Decathlon, para atender as necessidades do consumidor esportista. Fialho conta que estão de olho em esportes que vêm ganhando força, como beach tennis, MTB, trilha/trekking e, claro, fitness, com o objetivo de às demandas e oferecer itens inovadores, sendo cada vez mais comprometidos com a produção sustentável e a preservação do meio ambiente.

“Dentro dos valores e missão da empresa, existe ainda a busca pelo compromisso sustentável de se tornar uma empresa referência em ESG (governança ambiental, social e corporativa) e de transformar 100% dos seus produtos em eco concebidos, o que chamamos de ecodesign, até 2026. São metas que estão inteiramente ligadas ao nosso campo de atuação e vão ajudar a difundir o esporte para todos de maneira sustentável”, ressalta o diretor.

No mundo, hoje, a empresa está presente em 70 países, nos seus mais de 1.747 pontos de venda e gera cerca de 100 mil empregos. Só no Brasil são mais de 2,2 mil colaboradores atuando na Decathlon. “Inovamos há mais de 20 anos no desenvolvimento de produtos técnicos, criados por colaboradores esportistas ao redor do mundo, que acompanham a evolução da prática esportiva. Além de estabelecer uma experiência única nas lojas físicas com a nossa cultura de experimentação de produtos por parte dos clientes, que também são atendidos por colaboradores especialistas e apaixonados por esportes, prontos para entender e suprir a necessidade de cada cliente esportista”, garante Fialho.

 

 

 

Tags: BahiaDecathlonFrançaSalvadorSão Paulo
Artigo Anterior

IBGE divulga resultado final da seleção do Censo

Próximo Artigo

Governo repassa R$7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sebrae abre vagas para os cargos de Analista I e II
Negócios

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Stand da Oilema na Bahia Farm Show
Negócios

Sementes Oilema leva novos híbridos de sorgo, educação ambiental e a história de “Dona Zefa” para a Bahia Farm Show

Negócios

Gol conclui processo de reestruturação financeira nos Estados Unidos

Próximo Artigo

Governo repassa R$7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Membros da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral

Bahia terá primeira fábrica de vidro solar fora da China com investimento de R$ 1,8 bilhão

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Barry Callebaut anuncia investimentos de R$121 milhões na Bahia

Tecnicos instalando placas solares

Interior baiano vive revolução econômica com expansão da energia limpa

Grupo Ri Happy inaugura nova sede em São Paulo

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Vídeo inédito detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Sebrae abre vagas para os cargos de Analista I e II

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Vendas do varejo mantém estabilidade no mês de abril

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Painel sobre Recursos Humanos, no estande do Instituto Washington Pimentel na Bahia Farm Show, levanta desafios e soluções na gestão de pessoas

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Evento no LightHouse Hub mostra como startups podem se desenvolver a partir da chegada de investidores

Sebrae abre vagas para os cargos de Analista I e II

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Gôndolas de supermarcado

Comércio tem queda de 0,4% em abril, depois de três altas

Isabela Suarez

Isabela Suarez é eleita presidente da Associação Comercial da Bahia

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.