Por Tatiany Carvalho*
As mulheres empreendedoras estão cada vez mais engajadas em redes de apoio e colaboração para fazer seus negócios sobreviverem. Quem é dona de negócio aprende na prática que sozinha não se vai longe. E, muitas parcerias são firmadas entre empresas que participam de um mesmo ecossistema produtivo. Uma segurando na mão da outra. Sim, a velha estratégia de networking continua ativa e necessária para quem não tem verba para investir em publicidade.
A solução é colocar o cartão de visita na bolsa ou, para as mais modernas, gerar seu QR Code, para apresentar seus produtos e serviços a potenciais interessados. E funciona. Mesmo quem tem um pequeno negócio pode testar esta técnica que sobrevive na rede de contatos. É claro que não basta apenas ser boa na arte da oratória. Você precisa entender como comunicar sua marca, quais sãoseus diferenciais e sua proposta de valor.
Treinar um pitch de vendas é um bom começo para você se sair bem em rodas de negócios. A técnica consiste em uma apresentação verbal, na ponta da língua, sobre o que você ou sua empresa faz, quais problemas sua marca resolve, que tipo de resultado você entrega e para quem possa interessar sua solução. Sem esse bê-á-bá pronto e decorado, não saia de casa.
Esteja preparado para vender em qualquer lugar, mas não para qualquer um. Defina seu cliente ideal, mapeia suas necessidades para, então, entrar na conversa e jogar o jogo
Esteja preparado para vender em qualquer lugar, mas não para qualquer um. Defina seu cliente ideal, mapeia suas necessidades para, então, entrar na conversa e jogar o jogo. O jogo de quem sabe o que faz e o valor do seu negócio. Você já notou que é muito mais lucrativo anunciar refeições e lanches próximo da hora do almoço? Sua marca precisa estar bem posicionada em situações que favoreçam as vendas – ou seja, de acordo com o comportamento do público que você quer alcançar.
Vender ainda é um calcanhar de Aquiles para os pequenos empreendedores. Um dos principais erros é apostar apenas em um único canal de comunicação. Como o seu público se informa? Que ambientes ele frequenta? Tente cercá-lo em diferentes meios para aumentar a eficácia de suas vendas.
Uma presença centralizada no Instagram, por exemplo, pode não funcionar. Se possível, use outras estratégias de marketing como campanhas de e-mail marketing, collabs com parceiros, folhetos promocionais, apoios institucionais e participação em eventos. Movimente-se e venda mais.
Planner da Semana
- Conheci e me encantei com a proposta do Movimento Povoar que fomenta o empreendedorismo feminino e as mulheres por trás de seus negócios. Trabalham a voz, visibilidade e pertencimento das empreendedoras na geração de negócio e renda. Para conhecer o projeto criado pelas competentes Alana Sales e Laís Nask, acesse o perfil no Instagram@movimento.povoar.
- A pedagoga Yone Silvatrabalha como mentora de estudos e tem como propósito provocar nos estudantes mudanças de hábitos para a melhoria do desempenho escolar. Através do projeto Vamos Aprovar, ela prepara planos personalizados de estudos para alunos do Fundamental II e Ensino Médio. Se você quer que seu filho e sua filha tenham um ano letivo mais tranquilo e você, menos dor de cabeça, procure mais informações sobre o serviço Instagram@vamoosaprovar.
(*) Sou jornalista e consultora de comunicação. Falo sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram/@eutatianycarvalho