Na estreia do evento Conversa de Valor, uma iniciativa dos sites BA DE VALOR e iNEWS, e com o apoio do Grau Técnico e da Daten, a comunidade empresarial se reuniu no clube de negócios The Latvian, situado no Bahia Marina, nesta última terça-feira (11). A diretora do Grau Técnico, Sabrina Arraes, foi uma das figuras centrais do encontro e apresentou uma visão abrangente do programa de cursos técnicos oferecidos pela instituição. Na ocasião, ela compartilhou estatísticas significativas que destacam a importância e o impacto desses cursos no estado da Bahia.
A gestora contou que a empresa surgiu em 2011, em Pernambuco e pouco tempo depois escalou para São Paulo até virar franquia e conquistar vários estados do país. Só na Bahia, estão desde 2016 e conta com nove unidades instaladas.
“O curso técnico vem se destacando. E aqui na Grau Técnico desenvolvemos várias estratégicas e características que garantem a sua qualidade. Atuamos na relevância dos programas sociais, com estrutura de qualidade, um corpo docente experiente de excelência, e o nosso network com empresas parceiras, como as indústrias. Isso ajuda muito para atuarmos no nosso diferencial, que é o de ter uma agência de empregos exclusiva para nossos alunos”, conta Arraes.
Ela ainda conta que a empresa cresceu tanto que hoje vai além dos cursos técnicos. “Temos também formação profissionalizante e formação de nível superior. Nossa missão é de formar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho por meio dos cursos que são mais rápidos e práticos para atender às demandas por profissionais qualificados na indústria, construção civil, negócios, infraestrutura, entre várias outras áreas”, destaca.
Investimento x Retorno
Durante o evento, a diretora explicou o sucesso da franquia e apresentou os números para quem tem interesse em investir em um negócio rentável e com grande impacto social.
- Taxa de Franquia para todos os graus (técnico, profissionalizante e superior): R$ 120 mil
- Investimento total: A partir de 1,5 milhão
- Faturamento Médio: 350 mil/mês
- Royalties: 8%/mês
- Margem de Lucro: entre 20% e 30%
- Ponto de Equilíbrio: A partir de 6 meses
- Fundo de Propaganda: 4%
- Retorno de Investimento (payback): a partir de 36 meses
“Além de todos os benefícios sociais que a formação técnica oferece aos jovens, também é um excelente investimento. A pesquisa práxis confirma que o nível de satisfação dos franqueados é de 74,6% frente à 56% de outras franquias e que 96,7% dos entrevistados entrariam novamente no negócio. Então os números já mostram que viemos para conquistar o mercado. Nosso objetivo é o de trazer flexibilidade, com um alto índice de empregabilidade no mercado de trabalho, que é uma combinação perfeita, finaliza Arraes.
Além da diretora, o Conversa de Valor teve como palestrantes o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Davidson Magalhães, que iniciou as conversas, e também contou com a presença da professora e presidente da BrasilTec, Cleunice Rehem.
Leia também: Empresários gaúchos podem solicitar linhas de crédito do BNDES