Por Saulo Camelo*
O Dia dos Pais é uma das datas mais aguardadas pelo varejo nacional, estando entre as cinco celebraçõesmais importantes do ano. Porém, ainda é reduzido o número de pequenas e médias empresas que investem em soluções omnichannel, ou seja, as estratégias que combinam ações on e offline para atrair, se relacionar e cativar o cliente.
O resultado acaba sendo lojas físicas vazias – ou com fluxo aquém do esperado. Mas, é importante entender que isso não significa que o consumidor não está se movimentando em busca do presente ideal para o pai. Apenas não está entrando no seu ponto de venda. De acordo com levantamento da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), a intenção de compra do brasileiro para a data compõe o seguinte ranking de buscas: roupas (50%), perfumes (36%), calçados (34%) e acessórios (24%).
E para que este mês – invariavelmente um período ruim para as vendas no varejo, mas que ganha um fôlego por conta da data especial – feche no positivo o empresário precisa considerar ações simples e eficazes para alavancar seus resultados.
Independentemente do tamanho da sua empresa, as estratégias e as ferramentas estão a seu alcance. Não espere o futuro chegar!
Alguns dados reforçam esse pensamento: pesquisa da Digizuite mostrou que marcas que adotam açõesomnichannel podem ver um aumento de 9,5% nas receitas anuais, em comparação com apenas 3,4% para aquelas com estratégias deficientes. E um estudo da RetailTouchPoints evidenciou que consumidores que interagem com múltiplos canais de venda gastam até 30% mais ao longo da vida útil.
Por isso, se vale uma dica para esse Dia dos Pais, vou aproveitar e compartilhar três ações práticas que todos os empresários deveriam pensar e/ou colocar em prática para não deixar o “bonde” da data passar e seu resultado ficar no vermelho enquanto seu vizinho está faturando muito:
1 – Marketing Digital e Redes Sociais: Invista em campanhas de anúncios segmentadas nas suas redes sociais, promovendo produtos específicos. Utilize ferramentas de acompanhamento da jornada do cliente, enviando ofertas personalizadas via e-mail ou SMS, com base no perfil de compra.
2 – Promova Experiência Personalizada: Crie uma experiência de compra personalizada utilizando o perfil do cliente. Ofereça recomendações de presentes, por Whatsapp, baseadas nos interesses e comportamentos do seu consumidor.
3 – Programas de Fidelidade: Implemente programas de fidelidade que recompensem os clientes por compras tanto online quanto offline. Isso não só incentiva a repetição de compras, mas também aumenta a lealdade à marca.
A adoção dessas estratégias não exige grandes investimentos, mas sim criatividade e vontade de inovar. As ferramentas necessárias estão disponíveis no mercado, acessíveis a pequenas e grandes empresas. Neste agosto, ao adotar abordagem omnichannel, varejistas podem maximizar as vendas e criar uma experiência memorável para os consumidores, solidificando sua presença na mente do seu cliente e do mercado.
Independentemente do tamanho da sua empresa, as estratégias e as ferramentas estão a seu alcance. Não espere o futuro chegar!
* Saulo Camelo é Founder & CEO da CMLO&CO. A CMLO&CO é uma agência de Marketing e Publicidade que tem como propósito transformar negócios por meio da comunicação, agência paulista com mais de 12 anos de história, especializada em projetos ultra complexos nos mais variados setores. Entre seus clientes estão a Roche, Nestlé Health Science, Petrobrás Saúde, Enel, Garoto chocolates, Kiko Milano entre outras. Ganhadora do prêmio BDA na categoria melhor solução financeira, é listada como uma das melhores agências do Brasil em diversos canais.