Você já sentiu que está faltando em seu conteúdo “uau ”fator? Você não está sozinho.
Isto se aplica especialmente a conteúdo gerado por IA. Embora a IA possa ajudar a acelerar o processo de criação de conteúdo, às vezes falta-lhe a verdadeira capacidade de fazer uma conexão real.
Qual é a solução? Adicione um toque humano. É isso. Faça isso corretamente para se destacar.
Pense nisso: as pessoas não querem apenas ler palavras na tela. Eles querem sentir que o escritor os entende, fala sua língua e/ou até mesmo compartilha seu senso de humor. É aí que entra a humanização do seu conteúdo.
Mas como podemos humanizar o conteúdo? Quais são as dicas obrigatórias e truques envolvidos no processo? Leia este guia detalhado para aprender tudo sobre o assunto!
O que exatamente é conteúdo gerado por IA?
Conteúdo gerado por IA é o texto que a inteligência artificial cria sozinha.
Por exemplo, postagens de blogs, e-mails ou até mesmo legendas de mídias sociais geradas por ferramentas como ChatGPT ou Jasper sem que um ser humano digite cada palavra.
Mas aqui está uma importante coisa a saber: nem toda escrita influenciada pela IA é criada da mesma forma.
Se um ser humano escreve algo e usa IA apenas para melhorar – como corrigir gramática ou tom – isso ainda é escrita humana com um pouco de ajuda de IA. Por outro lado, quando uma ferramenta escreve algo do zero, é o que chamamos de verdadeiro conteúdo gerado por IA.
Por que essa distinção é importante? Porque o conteúdo totalmente criado por IA muitas vezes perde o pequeno toque pessoal que faz a escrita parecer viva e identificável.
Diferentes estratégias para humanizar o conteúdo detectado por IA
Use uma estrutura de frase simples e natural
Você já notou a estrutura das frases do texto produzido por IA?
Os modelos de IA tentam elaborar esse ponto produzindo frases complexas e extensas. Essas frases estão cheias de jargões desnecessários ou frases complicadas.
Portanto, a primeira coisa que você deve fazer para humanizar o conteúdo é trabalhar na estrutura complexa das frases. Divida as frases estendidas e simplifique-as em versões mais curtas que sejam fáceis de ler e entender.
OBSERVAÇÃO: certifique-se de manter uma única ideia por frase. Além disso, use a voz ativa em vez da voz passiva para focar no ‘assunto’ da história.
Livre-se de frases repetitivas e comuns
Outra maneira pela qual a IA elabora um ponto é repetindo frases (bastante). Esse problema é especialmente comum em textos técnicos ou conteúdos que requerem palavras-chave repetidas.
Quando a IA repete certas palavras e frases, o conteúdo parece enfadonho e robótico.
Não se esqueça de remover frases redundantes e introduzir expressões variadas para humanizar e dar vitalidade à sua escrita.
Você pode faça algumas coisas por esta:
a – Use sinônimos para repetir palavras.
b – Reformule as frases para dizer a mesma coisa de maneira diferente
c – Leia seu conteúdo em voz alta para captar repetições estranhas
d – Remova as ideias desnecessárias e repetidas
Além disso, remova as frases e clichês comuns que a IA usa no conteúdo.
Alguns dos frases de IA mais comumente usadas são:
- No mundo de hoje
- Mundo digital
- Cenário digital
- O mundo acelerado de hoje
- Elevar
- Aproveitar
- Explorar
- Aprofundar
- Fomentar
- Navegar
- Aderir
- Reino
- Sobrecarregar
- Evoluir
- Empregar
- Meticuloso
- Alfaiate
- Para concluir
- Geral
Portanto, remova essas palavras comuns ou use suas alternativas.
DICA: Use ferramentas como Gramaticalmente ou Hemingway para capturar redundância e também frases repetidas. Edite manualmente para adicionar mais criatividade e talento.
Use tom de conversação
Escrever de forma coloquial preenche a lacuna entre você e seu leitor. Não se trata apenas de transmitir informações – trata-se de iniciar um diálogo.
Existem três técnicas que você pode usar para humanizar o texto com um tom coloquial:
a – Escreva como você fala
b – Use contrações e coloquialismos
c – Fazer perguntas
Primeiro, NÃO use jargão, termos técnicos e/ou estrutura de frase excessivamente complexa. Use uma linguagem simples e de fácil compreensão para os leitores.
Use contrações e coloquialismos. Sim, você ouviu direito. Faz com que sua escrita pareça mais natural e menos formal.
As contrações são uma combinação de palavras que são encurtadas pela omissão de letras ou sons. As contrações coloquiais são contrações casuais usadas na fala cotidiana.
Por último, adicione perguntas retóricas ao seu conteúdo sempre que possível. Isso incentiva o engajamento e torna seu conteúdo mais interativo.
Um tom coloquial imita a maneira como as pessoas falam naturalmente. Pense em blogs ou artigos que o mantiveram fisgado – eles provavelmente pareciam estar falando com você, e não com você.
Traga a narrativa
As emoções são poderosas. No entanto, a IA ainda não está tão avançada para estimulá-los através da escrita.
Você, como humano, pode fazer esse trabalho muito bem.
E uma das maneiras que podem ajudá-lo a fazer isso é contar histórias. Contar histórias transforma conteúdo chato em algo com o qual os leitores podem se conectar emocionalmente. As histórias evocam sentimentos, constroem confiança e tornam seu conteúdo memorável.
Para você, você pode compartilhar suas histórias pessoais ou destacar as histórias dos clientes.
A seguir estão os técnicas para usar a narrativa de forma eficaz:
- Comece com um gancho – “Lembro-me da primeira vez que tentei escrever um conteúdo envolvente – foi um desastre total.”
- Mostre, não apenas conte — Em vez de dizer “Este recurso é útil”, descreva como ele ajudou alguém a atingir um objetivo específico.
- Use personagens ou cenários relacionáveis — Compartilhe histórias de clientes, anedotas de equipe ou experiências pessoais.
DICA: Até mesmo histórias simples sobre as lutas cotidianas ressoam porque mostram aos leitores que você entende seus desafios.
Compartilhar histórias pessoais pode ajudá-lo a construir confiança e credibilidade junto ao seu público. Também torna seu conteúdo mais memorável.
Por outro lado, compartilhar histórias de sucesso de clientes pode ajudá-lo a demonstrar o valor do seu produto ou serviço. Isso motiva seu público a agir.
Use “Você” e “Nós”
Palavras como ‘você’ e ‘nós’ são pronomes pessoais. Você deve usá-los em seu conteúdo para se conectar melhor com seu público em um nível pessoal.
Essas palavras criam a impressão de que você está conversando em vez de fazer uma palestra. Isso torna seu conteúdo mais identificável e envolvente.
Quando você escreve “você”, é como estender a mão para dizer: “Isto é para você”. Adicionando “nós” traz uma sensação de trabalho em equipe e mostra que vocês estão juntos nisso.
Mostre sua personalidade
Pessoas se conectam com outras pessoas, não com marcas sem rosto ou robôs.
No entanto, às vezes falta aquele toque pessoal à IA, que você pode preencher no conteúdo injetando seu humor e personalidade genuínos.
Mostrando sua personalidade transforma conteúdo em experiência.
Alguns dos caminhos você pode usar para adicionar personalidade são:
a – Use o humor quando apropriado
b – Envie suas opiniões abertamente (mas educadamente)
c – Use metáforas relacionáveis
Humor pode ajudá-lo a tornar seu conteúdo mais agradável e memorável. No entanto, certifique-se de usar o humor de forma adequada e evitar piadas ofensivas ou insensíveis.
Você também deveria compartilhar suas opiniões. Isso ajuda você a se estabelecer como uma autoridade em sua área. Ao mesmo tempo, respeite as opiniões das outras pessoas.
Outra maneira de despertar sua própria personalidade no conteúdo é usar metáforas.
Lembre-se, não tente ser alguém que você não é.
Seja genuíno e honesto com seu público. Sua voz diferencia seu conteúdo. Injetar personalidade ajuda você a se destacar e faz com que os leitores voltem.
Use ferramentas de humanização de texto
O conteúdo gerado por IA às vezes pode parecer rígido ou mecânico.
Embora seja necessário editar manualmente o texto e torná-lo mais humano, o processo de fazer isso é bastante complicado e demorado.
A solução é ferramentas de humanização de texto. Afinal, “Só o ferro pode cortar o ferro.”
Essas ferramentas são baseadas em algoritmos avançados de IA e PNL. Eles são projetados para melhorar esse conteúdo e torná-lo mais natural, envolvente e humanizado.
Uma ferramenta que usamos para esse propósito é o Editpad Humanizar texto de IA. Ele usa a maioria das técnicas que vimos antes para melhorar o conteúdo, como:
a – Ajustando estruturas de frases
b – Melhorando o tom
c – Removendo frases mecânicas e estranhas
Para usar esta ferramenta, basta colar seu conteúdo na caixa de entrada de texto. Clique no botão ‘Humanizador’ e aguarde de 3 a 4 segundos até que a ferramenta faça as edições necessárias.
O resultado parece com isso:
Dica: use essas ferramentas como ponto de partida, mas sempre adicione suas edições pessoais. Embora possam humanizar um pouco o texto, nenhuma ferramenta pode replicar inteiramente sua voz e estilo únicos.
Use recursos visuais
Existe uma frase famosa que diz assim: “Uma imagem diz mais que mil palavras”. Isso mostra perfeitamente a importância de incorporar imagens em conteúdo simples.
Os recursos visuais não são apenas decorativos — eles fazem com que os leitores se envolvam melhor com o conteúdo e entendam o contexto. Eles quebram o texto e tornam seu conteúdo mais memorável.
Então, para humanizar seu conteúdo, você pode adicionar estes recursos visuais:
a – Imagens
b – Ilustrações
c – Infográficos
d – Memes
e – GIFs
f – Gráficos
g – Gráficos
h – Ou qualquer coisa relacionada a um tópico e quebre o texto simples
Uma imagem ou infográfico bem posicionado pode explicar o que pode levar vários parágrafos. Para exemplo, em vez de descrever um processo, use um fluxograma ou cronograma.
As ferramentas de detecção de IA produzem resultados precisos?
Ferramentas de detecção de IA analisar padrões e compare-os com um conjunto de dados de material conhecido gerado por IA para determinar se o conteúdo é escrito por humanos ou não.
Embora essas ferramentas sejam úteis, nem sempre são precisas.
Para exemplo, suponha que você mesmo escreva um texto inteiro, mas use algumas das mesmas palavras que a IA usa. Há chances significativas de que o conteúdo seja sinalizado como gerado por IA.
Essa falsa previsão é chamada falsos positivos, onde o conteúdo original escrito por um ser humano é erroneamente sinalizado como gerado por IA.
Siga todas as dicas e truques que acabamos de discutir para humanizar o conteúdo. E se uma ferramenta ainda considera isso gerado por IA, você deve postar o conteúdo sem se preocupar muito.
Conclusão
Quer construir uma conexão forte com seus leitores? Humanize seu conteúdo, então.
Para isso, simplifique as frases complexas do tipo IA. Remova quaisquer frases repetitivas e adicione um toque pessoal com um tom de conversa.
Traga narrativa e recursos visuais para o conteúdo. Dirija-se aos leitores diretamente com “você” e “nós” para criar uma conexão emocional que muitas vezes falta no conteúdo gerado por IA.
Sua voz única e criatividade fazem a maior diferença! Portanto, reserve um tempo para personalizar seu conteúdo para que tenha uma ressonância mais profunda.