A equipe BahiaRT, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi campeã na categoria “Flying Robots” (robôs voadores) da RoboCup 2025, considerada a maior competição internacional de robótica e inteligência artificial do mundo. O evento, que pela primeira vez foi sediado em Salvador, reuniu mais de 3 mil competidores de cerca de 40 países e teve disputas abertas ao público até o dia 21 de julho, com entrada gratuita.
Na prova dos drones, os robôs programados enfrentaram desafios como entrega de kits de primeiros socorros, inspeções e busca por vítimas em áreas de difícil acesso. A equipe baiana se destacou ao conquistar 20 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o TechAgroS, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). O desempenho garantiu o troféu e o reconhecimento internacional, embora não haja premiação em dinheiro, já que se trata de um evento científico.
A categoria “Flying Robots” foi criada por brasileiros e ainda não é oficialmente incorporada à estrutura tradicional da RoboCup, mas busca se consolidar no circuito internacional. O BahiaRT foi o único time baiano a competir nessa modalidade, que se mostra promissora no uso de tecnologias autônomas em situações de emergência.
Além de disputar a competição, a Uneb teve papel de destaque como uma das organizadoras do evento, que também incluiu simpósios científicos, workshops e oficinas de robótica. Ao todo, a BahiaRT competiu em quatro categorias.