APrefeitura de Salvador segue com a sua participação na COP30, a maior conferência global sobre mudanças climáticas realizada pela ONU, que acontece em Belém (PA) ao longo desta semana, reunindo autoridades de mais de 190 países. Nesta quarta-feira (12), terceiro dia de evento, os representantes do município participaram de debates sobre governança climática, cooperação entre governos e setores, inovação na gestão da água e alimentação saudável.
A capital baiana terá a oportunidade de coordenar um segundo painel na programação oficial da COP30, na sexta-feira (14), com o tema “Grandes Eventos e Ação Climática: cultura, resiliência e oportunidades”, em que mostrará o trabalho da Prefeitura para a mitigação da emissão dos gases do efeito estufa nas festas populares como Carnaval e Festival Virada.
O secretário municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Ivan Euler, afirmou que a presença de Salvador na COP30 é fundamental para fortalecer parcerias internacionais e apresentar resultados concretos da capital baiana na mitigação das mudanças climáticas.
Entre as iniciativas já em prática na capital baiana para minimizar esses efeitos, e que foram apresentados no evento, estão o programa Salvador Solar, que incentiva o uso de energia limpa e capacita cidadãos para atuarem na área; o Corredores Verdes, voltado ao plantio de árvores em grandes avenidas da cidade; e o pacto para a redução das emissões de metano, que foi assinado pelo prefeito Bruno Reis durante a COP30.
“Nos últimos dias, Salvador participou de diversos eventos e painéis, inclusive com a presença do prefeito Bruno Reis, discutindo temas como finanças e justiça climática, gestão de resíduos e biometano. Tivemos também a assinatura de um pacto para a redução das emissões de metano na nossa cidade. Foram momentos importantes para debater os impactos das mudanças climáticas e apresentar as boas práticas que a capital baiana vem desenvolvendo, reconhecidas como cases de sucesso e referência para outras cidades do Brasil e do mundo”, comentou o secretário.
Nesta quarta-feira, o titular da Secis participou de painéis a convite de institutos como o Comida do Amanhã e o World Resources Institute (WRI), que debateram o acesso à água potável, logística reversa, o acesso à alimentação saudável e a assistência técnica para que os pequenos municípios também possam criar soluções de adaptação climática. Ivan Euler esteve ao lado de autoridades como o ministro das Cidades, Jader Filho, e Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa.
A comitiva da Secis integrou ainda discussões sobre economia circular e a importância dos oceanos para o equilíbrio ambiental. “Estar na COP30 é uma oportunidade valiosa para Salvador compartilhar suas experiências, ampliar parcerias e trazer novas soluções que fortaleçam as políticas ambientais e climáticas da cidade”, completou Ivan Euler.
O subsecretário da Secis, Walter Pinto Jr., que também participa dos debates em Belém, comentou sobre a importância do fortalecimento das instituições e dos governos locais no enfrentamento das mudanças climáticas. Segundo ele, os debates da conferência têm ressaltado o papel das cidades na implementação de políticas sustentáveis e na criação de estratégias eficazes de governança climática.
Leia mais:
A SOLOS foi reconhecida internacionalmente ao vencer o Climate Resilience Awards for Business.






















