A mudança nas regras da Nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) abriu espaço para que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) flexibilizem critérios do processo de habilitação em todo o país. Na Bahia, a principal novidade será a autorização do uso de carros automáticos na formação de condutores.
De acordo com apuração do Portal A TARDE, o Detran-BA deve permitir oficialmente o uso desse tipo de veículo por meio de portaria, cuja publicação está prevista para o início da próxima semana. As regras detalhadas serão divulgadas junto ao ato normativo.
A medida acompanha uma tendência observada em outros estados brasileiros, que passaram a revisar etapas do exame prático de direção. Em algumas unidades da federação, por exemplo, a etapa de baliza deixou de ser obrigatória. Na Bahia, entretanto, esse modelo não deve ser adotado neste primeiro momento.
Especialistas avaliam que a flexibilização das regras reflete mudanças no perfil da frota brasileira, cada vez mais composta por veículos automáticos, além de buscar tornar o processo de habilitação mais acessível e alinhado às transformações tecnológicas do setor automotivo.
Ao mesmo tempo, o debate sobre a manutenção de etapas tradicionais do exame prático revela o desafio de equilibrar modernização, segurança viária e formação adequada de novos condutores.
Leia mais:
TJBA instala Banco Vermelho como símbolo de combate à violência contra a mulher.























