Com objetivo de promover a preservação do ecossistema da região de Campo Formoso (BA), cidade onde está localizado o Complexo Eólico Morrinhos, a Atlantic desenvolveu o projeto Sementeiros dos Ventos. A ideia surgiu a partir da necessidade de proteção das sementes locais, consideradas de melhor qualidade se comparadas àquelas que são comercializadas.
Implantado em 2016, o projeto apoia as comunidades na criação de bancos de sementes produzidas por agricultores familiares, a fim de ampliar sua disseminação. As sementes crioulas possuem grande variabilidade genética e são mais resistentes ao clima local, além de não precisarem de agrotóxicos.
Atualmente, o projeto conta com 63 famílias cadastradas. Até o final de junho, será concluída a etapa de aplicação das oficinas de armazenamento de sementes em todas as comunidades. Depois disso, os bancos serão frequentemente nutridos pelas comunidades e pela Atlantic.
Para o segundo semestre deste ano, estão previstas ações para a gestão destes bancos, com aulas específicas para os líderes comunitários. A partir daí, os bancos de sementes serão abertos à comunidade, e será feita a divulgação dos estoques, além do contato com os sementeiros, visando estimular o uso e a manutenção pelas comunidades locais.
Alma sustentável
A sustentabilidade é fator indissociável da estratégia de negócios da Atlantic. A empresa já criou diversas ações voltadas ao público escolar. Um exemplo é o projeto Guardiões da Natureza, que divulga informações sobre diferentes biomas existentes em Campo Formoso, valorizando assim a biodiversidade da região. Outras ações como as palestras sobre a conservação de felinos de Campo Formoso e serpentes de importância médica da região, fazem parte da estratégia da empresa.
Em 2016, a empresa conquistou a Certificação de Energia Renovável nos Parques Eólicos Eurus II, Renascença V e no Complexo Eólico Morrinhos, uma iniciativa da Associação Brasileira de Geração de Energia Eólica (Abragel), da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que visa fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes limpas e com alto valor agregado de sustentabilidade.
Em 2017 foi criado o Ciclo AmbientAR, que garante que o valor investido na compra de Certificados de Energia Renovável será revertido em parte para projetos que beneficiam as comunidades das regiões onde estão os empreendimentos da Atlantic.
[box type=”shadow” align=”alignright” class=”” width=””]O Complexo Eólico de Morrinhos está localizado em Campo Formoso, Bahia, a 450 km da capital Salvador, na região do Centro Norte Baiano. O Complexo conta com 6 parques eólicos, 90 aerogeradores e possui capacidade instalada total de 180 MW, suficientes para abastecer 500 mil residências.[/box]