BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

A aposta da Festcor no promissor mercado nordestino

JOANA LOPO por JOANA LOPO
21/09/2022
em Atualidade
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
A aposta da Festcor no promissor mercado nordestino

Empresa tem produção anual de tintas de doze milhões de litros, que são distribuídos em mais de mil pontos de vendas e mais de 350 construtoras (Foto: Divulgação/Festcor)

Share on FacebookShare on Twitter

Nascida na Bahia, a empresa de tintas Festcor quer ser coroada como rainha do Nordeste até 2026. Para isso, já começou esticando os pés para os vizinhos estados de Sergipe e Alagoas, além de Pernambuco, onde está iniciando as atividades. A expectativa é de alcançar um faturamento de R$100 milhões nos próximos três anos.

Hoje, a produção anual de tintas é de 12 milhões de litros, que são distribuídos em mais de mil pontos de vendas e mais de 350 construtoras, que usam seus produtos no segmento imobiliário. Situado no município de Simões Filho – Região Metropolitana de Salvador – o parque fabril está em uma estrutura de oito mil metro quadrados, de onde saem seus mais de 800 produtos como complementos acrílicos, massas PVA, massa acrílica, selador, tintas standard, econômica e premium, esmalte sintético, entre outras.

De acordo com a diretora executiva da Festcor, Arlene Vilpert, a empresa está passando pelo processo de implantação do ISO 9001, que é uma certificação de qualidade do Inmetro. “Nossa equipe está sendo qualificada para entregarmos o melhor resultado ao cliente. No comercial, contamos com uma equipe voltada para engenharia e  para o varejo. Já treinamos mais de dez mil pessoas entre pintores, balconistas e vendedores. Nossa equipe de engenharia é muito forte. Ela veio de São Paulo porque aqui ainda não temos essa mão de obra específica”, destaca Arlene.

Embora observe a carência de profissionais especializados na área, a diretora considera promissor o mercado baiano de tintas. Segundo ela, esse segmento ainda está em evolução, mas cresceu muito durante a pandemia, quando a alta dos preços impulsionou o consumo dos produtos produzidos internamente. “É uma questão de competitividade. Essas mudanças acabam melhorando e expandindo os negócios”.

Diretora executiva da Festcor, Arlene Vilpert

Outra observação feita por Arlene Vilpert é sobre a indústria na Bahia, que para ela é um mercado bastante desafiador. “A cultura do empreendedorismo ainda é algo que está se desenvolvendo. Nosso estado é bastante voltado para uma um outro padrão de comportamento que é mais cultura, arte e lazer. E a indústria é uma questão de comportamento do empresário do ramo. Eu acredito muito na importância da educação, de falarmos sobre empreendedorismo, que é gerado dentro das famílias, dentro das comunidades e dentro das escolas. O empreendedorismo industrial também passa muito pela educação. Nós participamos da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e estamos diariamente em contato com os empresários. Precisamos mostrar como é importante levar isso para as escola, para as universidades e para a própria Federação. Eu tenho certeza que os caminhos estão abertos para isso, mas é importante que haja incentivo político para a industrialização em nosso estado”.

Conforme a catarinense, que adotou a Bahia em 2008, a empresa cresce cerca de 30%, anualmente, o seu mix de vendas e produtos. Ela revela que no plano de expansão  estratégico está a reserva de 5% do faturamento para a área de marketing, além dos aportes em tecnologia e inovação. “Nosso desejo é de sermos a maior empresa da Bahia e entre as principais do Nordeste. Desde que cheguei senti uma grande conexão com a terra. Foi isso que me fez fixar moradia e empreender aqui”.

Desafios

Para atingir suas metas, a diretora ressalta que é preciso vencer os desafios do mercado, como a alta dos preços, dos combustíveis e a variação do dólar, assim como a escassez de matéria-prima em função da falta de gás na Europa, causado pela guerra entre Ucrânia e Rússia.

“Enfrentamos também outro desafio, que é como somos vistos. Ainda existem crenças limitantes de que a empresa baiana não tem tecnologia, não tem qualidade, o que não é uma verdade. Hoje, os nossos produtos são de qualidade e isso é algo que a gente não discute, a gente tem. Na Festcor temos uma logística considerada pelos nossos clientes a mais rápida e eficiente. Atendemos em todo o estado numa velocidade incrível. Somos uma empresa que leva inovação, tecnologia e comprometimento com o mercado”, garante Vilpert.

Festcor

Empresa atua no segmento de tintas e é voltada para revenda de materiais de engenharia para todos os tipos de obras, seja de médio padrão, seja do mais elevado. Seus concorrentes diretos são a Iquine, Hidracor, Tintas Lux e Eucatex, marcas que também estão na disputa pelo mercado nacional.

Criada em 2008, na Bahia, é reconhecida como uma indústria que distribui seus produtos para seus stakeholders. Mas começou com um porte muito pequeno, tendo 90% do seu faturamento de produtos de baixo valor agregado. Em 2010, a empresa começou a investir no parque fabril e no trabalho da engenharia, que possibilitou crescer e investir em tecnologia.

Até que em 2014, multiplicou por mais de 10 vezes o faturamento. “Depois veio a crise de 2015 e passamos por momentos extremamente desafiadores, acreditávamos que não conseguiríamos, mas fomos perseverantes e continuamos na batalha. Aos poucos a empresa foi novamente se estruturando e começamos a avançar com cada vez mais com qualidade e criação em laboratórios mais avançados. Trabalhamos muito forte a questão varejo, já que a engenharia estava passando por momentos de crise de redução de obras. Nesse momento voltamos o nosso foco pra pro varejo, estruturamos a nossa equipe interna. Com a pandemia a gente teve uma explosão de vendas e demos início ao nosso processo de expansão”, conta a diretora.

Leia aqui outras matéria exclusivas!

Tags: AlagoasArlene VilpertBahiaFestcorPernambucoSergipeSimões Filho
Artigo Anterior

Rodobens tem salário de R$6.500 pra trainess; saiba como participar da seleção

Próximo Artigo

Caixa e BNDES anunciam parceria para projetos de concessões e PPP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prédios Minha Casa Minha Vida
Atualidade

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Novos veículos da policia
Atualidade

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks
Atualidade

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

Próximo Artigo
bndes

Caixa e BNDES anunciam parceria para projetos de concessões e PPP

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Novos veículos da policia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Novos veículos da policia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.