Uma plataforma digital que promete facilitar a vida dos donos de hotéis e pousadas é a aposta da Bebook, uma startup baiana que desenvolveu uma solução inteligente e prática para a gestão comercial do setor turístico. A ferramenta permite controlar as tarifas de forma dinâmica, aumentar as reservas e maximizar a receita dos estabelecimentos de qualquer tamanho.
Por meio do aplicativo da Bebook, os usuários podem monitorar o desempenho do seu negócio em tempo real, comparar com os concorrentes, ajustar os preços conforme a demanda e receber orientações personalizadas para melhorar as vendas. A plataforma também se conecta com os principais canais de distribuição on-line, simplificando a atualização de disponibilidade e valores.
A empresa já atende mais de 300 clientes em todo o Brasil e pretende expandir sua atuação para outros países da América Latina. É uma alternativa para quem busca ter lucro em todas as épocas do ano, sem gastar tempo e dinheiro com processos manuais e complexos.
Ao Ba de Valor o sócio da Bebook, Christiano Penna , conta que era consultor de Planejamento Estratégico e Performance Empresarial e trabalhava com diversos grupos econômicos. Um deles, que era um hotel, enfrentava dificuldades de gestão das suas tarifas e para alcançar as metas de faturamento em uma unidade de negócio. Ao estudar o caso, ele se deparou com o Revenue Management e se tornou especialista no método.
Porém, como ele exercia uma função de controller e marketing corporativo do grupo, precisou automatizar o método para conseguir realizar todas as suas atribuições e serviços com eficácia. A partir disso, começou com um BI e depois avançou para a aplicação em nuvem, hoje conhecida como Bebook IA, um RMS que usa Inteligência Artificial para aumentar o resultado e o faturamento de hotéis.
“O Bebook como Risk Management as a Service (RMaaS), extrai dados do banco de dados do hotel e da Cloud, processa e trata esses dados automatizando análises e com previsões com acuracidade (informações exatas sobre os produtos estocados) menor de 1% para 365 dias a frente e recomenda as melhores tarifas – BAR, na hora mais acertada para os clientes certos na distribuição do hotel. Com isso a performance de faturamento do hotel tem um crescimento médio, nossos clietes em 2023, médio de 32% de crescimento do faturamento”, explica Penna.
Investimentos
O investimento no Bebook, hoje, de fundos de investimento já ultrapassa R$5 milhões desde 2020. Fora bônus em apoio a StartUps de Clouds como a AWS, Azure e Google Cloud Plataform que somados resultam em US$420 mil de investimento na tecnologia. Para os próximos anos, Penna diz que pretende crescer a base de clientes e triplicar o faturamento anual para se tornar o maior parceiro do hoteleiro no Brasil em inteligência comercial.
Em meados do ano passado, recebeu um investimento de R$1,5 milhão através dos fundos LH Tech Ventures, da LightHouse. Os recursos estão sendo aplicados em marketing, vendas e tecnologia com o objetivo de ampliar a base de clientes ativos e realizar melhorias de produto pela parte de tecnologia, inclusive com avanços em inteligência artificial.
“O mercado de StartUp é muito forte e em franca expansão. No caso do nosso segmento em Turistech, para IA, o mercado ainda é incipiente, mas tem excelentes perspectivas futuras. O mercado brasileiro de hotéis é relativamente pequeno comparado ao tamanho e oferta turística do nosso país. Há muito a crescer ainda”, observa.
Conforme Penna, seus clientes são hotéis, rede hoteleiras e meios de hospedagem, em geral, e são focados nos resultados dos clientes. “Nossa solução é 100% integrada, autônoma e temos a mais ampla camada de tecnologias integradas no Brasil disponível para nossos clientes. Conseguimos gerar resultado com quase nenhuma interação humana tornando o processo muito mais eficaz para o hoteleiro. O nosso suporte dentro do nosso Setor de Sucesso do cliente é ativo. Não deixamos nosso clientes perder oportunidade nem demanda, a menos que ele não queira”, completa.
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