A Braskem Idesa inaugurou nesta quarta-feira (dia 22) seu complexo petroquímico localizado no município de Nanchital de Lázaro Cárdenas del Río, Veracruz, com um investimento total de US$ 5,2 bilhões. Este complexo está integrado por um cracker de etileno a base de gás etano, duas unidades de polietileno de alta densidade com capacidade de 750 mil toneladas por ano, uma unidade de polietileno de baixa densidade de 300 mil toneladas por ano e uma unidade cogeradora de energia elétrica de 175 KW; que produzirão 1 milhão e 50 mil toneladas de
Com este Complexo Petroquímico, a Braskem Idesa gerará um impacto positivo na balança de divisas do México em um total de até US$ 2 bilhões de dólares por ano, isto representa aproximadamente uma redução de 10% do déficit do setor químico nacional. Sendo assim este projeto oferece oportunidades de desenvolvimento social e econômico, já que desde o início da sua construção no ano de 2010, foram criados mais de 26.000 empregos temporários e com o início da etapa de operação, neste semestre, aproximadamente, 3.000 cargos permanentes, onde os mexicanos da região do Sudeste são os principais beneficiados.
“Este complexo posiciona a Braskem Idesa como uma empresa líder no setor de polietilenos no país e é mais um exemplo da busca constante para concretizar projetos inovadores do Grupo Braskem, o que nos levou a realizar o maior investimento privado industrial petroquímico das últimas décadas que se tenha feito no México, em associação com o Grupo Idesa pioneiro na nossa indústria. Sem dúvida, este país conta com um grande potencial de crescimento econômico e com todas as condições necessárias para que investimentos de grandes magnitudes como este, continuem chegando”, mencionou Fernando Musa, presidente da Braskem.
Ao transformar o Etano em Polietilenos, a Braskem Idesa agregará um enorme valor na cadeia de hidrocarburos, utilizando de maneira nobre uma corrente do gás natural etano que estava subutilizada no país. Desta forma ao possuir um fornecimento garantido pela Pemex através de um contrato de 66 mil barris por dia, por um prazo de 20 anos, foi possível realizar este grande investimento.
Mercado – O mercado mexicano de Polietilenos em 2015 apresentou um déficit de 1,6 milhão de toneladas por ano. Com este projeto, a Braskem Idesa reduzirá, significativamente, este déficit ao atender a grande parte da demanda nacional do PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e PEBD (Polietileno de Baixa Densidade) ao substituir importações a partir da sua unidade em Nanchital. Além de priorizar suas vendas no mercado mexicano, como complemento de sua estratégia comercial, a Braskem Idesa estará exportando seus polietilenos para diversos países, principalmente para os EUA, América do Sul e Europa.
“Para a Idesa é uma grande satisfação ter chegado neste momento que representa um importante passo para nosso Grupo após mais de 10 anos de esforços e dedicação para impulsionar o desenvolvimento desta industria em nosso País. A decisão de entrar no mercado de polietilenos em associação com a Braskem, ao criar o principal produtor nacional, a Braskem Idesa, tem sido fundamental para o contínuo crescimento e diversificação dos nossos negócios petroquímicos”, comentou Patrício Gutierrez, conselheiro designado do Grupo Idesa.