A BYD inicia em junho de 2025 sua operação industrial no Brasil com a montagem do Dolphin Mini, carro elétrico mais vendido do país em 2024. A fábrica, instalada em Camaçari (BA), marca a primeira unidade da montadora chinesa fora da Ásia e funcionará inicialmente no regime CKD (Completely Knock-Down) e SKD (Semi Knock-Down), com peças enviadas da China para montagem local.
O início das atividades simboliza um avanço estratégico da empresa na América Latina. Com investimento bilionário, a fábrica terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, podendo dobrar esse volume até 2027. Após o Dolphin Mini, o segundo modelo a ser montado será o Song Pro, SUV híbrido também de destaque nas vendas da marca.
No sistema SKD, os veículos chegam praticamente prontos e são apenas montados no Brasil. Já no CKD, as peças vêm desmontadas em kits e são integradas na fábrica. A expectativa é de que, até o fim do ano, a montagem passe a ser feita integralmente na unidade baiana.
Sucesso de vendas, o Dolphin Mini somou 21.954 unidades emplacadas em 2024 e outras 6.554 no primeiro trimestre de 2025. Com preços entre R$ 118,8 mil e R$ 122,8 mil, o modelo oferece autonomia de 280 km e motor equivalente a 75 cv. Imagens recentes da versão chinesa indicam possíveis atualizações visuais que podem ser incorporadas à produção brasileira.
Além de atender ao mercado interno, a fábrica de Camaçari também será um polo de exportação para países da América Latina, consolidando o papel do Brasil na estratégia global da BYD.