A Codeba está promovendo várias tratativas para atrair novas cargas para o Porto de Ilhéus. O objetivo é ampliar a movimentação de soja e magnesita que, de janeiro a julho de 2016, exportou 62 mil e 25 mil toneladas, respectivamente. O porto registrou também no mesmo período, dentre outras cargas, 46 mil toneladas de cacau importadas, 39 mil toneladas de níquel exportadas e mais 24 mil toneladas de milho.
O Porto de Ilhéus atende as regiões sul e sudeste do Estado da Bahia e, de forma eventual, aos produtos oriundos da região do oeste baiano, soja e milho e alguns produtos da sua hinterlândia, a exemplo de magnesita, minério de níquel, minério de ferro. Além desses produtos, o porto desembarca equipamentos para geração de energia eólica e peças de trilhos para atendimento ao projeto Fiol. Como ocorre ao longo dos anos, várias embarcações, não previamente agendadas, são esperadas para atracar no porto.
Para a temporada de cruzeiros, que acontecerá de 16 de outubro de 2016 a 17 de abril de 2017, o Porto de Ilhéus receberá 15 transatlânticos, com aproximadamente 55 mil pessoas, proporcionando receita para a economia da cidade, geração de emprego e renda.