O mercado de trabalho cada vez mais competitivo, e as novas ferramentas usadas por recrutadores exigem que os jovens da Geração Z estejam atentos e sejam proativos na busca de diferenciação para a conquista de oportunidades. O professor do curso de Administração da Estácio, Eduardo Cechinel, reforça que estar preparado, requer empenho e dedicação dos candidatos, e apresenta dicas para quem está em busca de visibilidade no mercado.
1. Esteja presente no LinkedIn – A rede é uma ferramenta poderosa para sua carreira. Crie seu perfil e mantenha os dados completos e atualizados. Siga empresas onde você gostaria de trabalhar, monitore vagas e desenvolva as competências desejadas na descrição dessas oportunidades. O LinkedIn permite que você se conecte diretamente aos recrutadores e colegas de sua área, amplificando suas chances de ser notado. Capriche na sua apresentação, destacando características importantes para o mercado de forma clara e objetiva. Atenção à redação para causar uma boa impressão;
2. Compartilhe seus hobbies e interesses – Produza postagens sobre suas atividades extracurriculares. Inclua experiências de trabalhos voluntários, projetos escolares ou eventos que organizou. Esses detalhes mostram que você é uma pessoa multifacetada e comprometida;
3. Participe de eventos, conferências e workshops – A presença em eventos da sua área é essencial para um networking ativo. Construa uma rede de contatos profissionais que possam oferecer suporte e oportunidades de indicação;
4. Estude – Invista na graduação ou, se já possuir o ensino superior, busque opções de aperfeiçoamento e especialização;
5. Envolva-se em trabalhos voluntários – Essa é uma oportunidade de enriquecer seu currículo e mostrar seu comprometimento com causas sociais;
6. Crie um portfólio online – especialmente em áreas como design, fotografia ou escrita, é possível mostrar seu trabalho e habilidades de forma visual e atraente;
7. Busque oportunidades de estágio e programas de trainee em empresas do seu interesse – Essas experiências são valiosas para adquirir conhecimento prático, enriquecer a rede de contatos e abrir portas no mercado de trabalho;
8. Atenção ao currículo impresso – Elabore o documento com as informações essenciais (nome, CPF, endereço, idade, telefone, e-mail e redes sociais), formação acadêmica e experiências profissionais. Em cada experiência, destaque as competências desenvolvidas, contribuições e desafios enfrentados. Liste idiomas que domina, cursos realizados e certificações obtidas. Não se esqueça de incluir seus gostos pessoais e hobbies, explicando por que você é a pessoa ideal para a posição desejada;
9. Distribua o currículo com inteligência – Evite distribuir currículos impressos de forma aleatória em estabelecimentos comerciais, pois muitos acabam esquecidos. Use suas redes de contatos e indicações, construindo relacionamentos profissionais que possam abrir portas para novas oportunidades;
10. Quando a oportunidade surgir, esteja preparado – Antes de uma entrevista de emprego, estudo o perfil da empresa contratante. Entenda as necessidades do empregador e prepare-se para mostrar como suas habilidades podem contribuir com o negócio.
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