O mercado automotivo baiano segue registrando ótimos números em 2024. Em setembro, foram contabilizados 19.307 emplacamentos de novos veículos, o que representa uma alta de 18,22% na comparação com igual mês do ano passado. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, são 163.161 unidades, num crescimento de 13,95% ante igual período de 2023. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em setembro, o destaque foi o segmento de automóveis e picapes, com 7.614 novas unidades emplacadas. Isto representa uma expansão de 34,26% em relação a setembro/2023. Também chama atenção o segmento de ônibus cujas vendas praticamente dobraram, saltando de 46 (setembro/2023) para 90 (setembro/2024).
As moticletas, seguem comandando, com folga, o desempenho do setor no estado. Apenas em setembro, foram 10.061 novas unidades emplacadas, ou seja, mais da metade de todos os emplacamentos registrados na Bahia.
Segundo Andreta Jr, presidente da Fenabrave, apesar da decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central de elevar a Taxa Selic em agosto, o cenário ainda é favorável para o crédito. “Além das taxas de juros, influenciam no crédito os níveis de inadimplência e de renda e, por isso, não percebemos impacto na oferta de crédito para financiamentos de veículos”, analisa Andreta Jr.
Leia também: Urubus põem em risco segurança de voos no Aeroporto de Ilhéus